Atividade a desenvolver com alunos de 9º e 10º anos.
Atividade de aprendizagem entre pares - alunos de 10º e 9º anos.
Resumo da atividade:
Os professores de Filosofia, em articulação com a Biblioteca Escolar, exploram com os alunos do 10.º ano a página https://prebunking.withgoogle.com, com o objetivo de identificar falácias, vieses cognitivos e estratégias de manipulação e desinformação.
Organizados em grupos, os alunos preparam uma apresentação interativa em formato digital — por exemplo, um jogo, um questionário, uma campanha de sensibilização ou outra forma criativa que considerem atrativa para os colegas do 9.º ano. Esta apresentação deve ser planificada de forma a integrar conteúdos de literacia mediática e capacidades e disposições de pensamento crítico, desenvolvidas nas aulas e nas atividades dinamizadas com a biblioteca.
Posteriormente, os alunos do 10.º ano apresentam as suas atividades às turmas de 9.º ano, num modelo de aprendizagem entre pares. A professora bibliotecária acompanha os grupos ao longo do processo, dinamiza as sessões preparatórias com as turmas de 10.º ano, dá feedback formativo e colabora na dinamização das sessões com os 9.º anos.
A avaliação da atividade será realizada através de um questionário de avaliação, aplicado aos alunos participantes, que permitirá recolher perceções sobre a clareza, utilidade e impacto da atividade.
Objetivos:
Desenvolver disposições de vigilância epistémica, promovendo uma postura filosófica de questionamento e ceticismo.
Identificar e compreender técnicas de manipulação da informação, como falácias, vieses cognitivos e estratégias de desinformação presentes nos media digitais.
Aplicar capacidades de pensamento crítico — como questionar, justificar, analisar e avaliar — na construção de conteúdos educativos dirigidos a colegas mais novos.
Promover competências de comunicação e cooperação, através da planificação e dinamização, em grupo, de uma atividade interativa de sensibilização para alunos do 9.º ano.
Promover a literacia mediática e digital com a utilização, de forma crítica e criativa, de ferramentas digitais na elaboração de jogos, campanhas ou questionários sobre desinformação.
Comentários