Avançar para o conteúdo principal

" E se fosse eu? Fazer a mochila e partir"



O drama dos refugiados na Europa: o que pode a escola fazer?








A Direção-Geral da Educação (DGE) associou-se à Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR), ao Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM, I.P) e ao Conselho Nacional de Juventude (CNJ) para lançar a iniciativa “E se fosse eu? Fazer a mochila e partir”. 


Esta é uma iniciativa de sensibilização, mobilização e educação para a cidadania, que pretende demonstrar às crianças e aos jovens as dificuldades pelas quais os refugiados passam para fugir da guerra. Pretende-se que a ação decorra em todas as escolas através de uma sessão no dia 6 de abril, ao primeiro tempo da manhã em todo o país, na qual será exibido um vídeo, mostrando o pouco que os refugiados transportam consigo. Nos dias anteriores a esta iniciativa, cada aluno deverá ser desafiado a levar a sua mochila com os bens que transportaria se estivesse no lugar de um refugiado (através de imagens ou, se possível, em formato físico), devendo depois partilhar a razão das suas escolhas. Para apoiar as escolas e docentes que pretendam aderir a esta iniciativa, disponibiliza-se um guião com sugestões de abordagem e materiais de apoio. 

Mais informações aqui

Esta atividade tem por objetivo sensibilizar as crianças e os jovens para a realidade dos refugiados, promovendo assim o compromisso de os receber de forma respeitadora e concretizando os princípios de uma sociedade democrática e inclusiva. 

Ver mais informações em: Plataforma de apoio aos refugiados

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Direitos Humanos - Cidadania - Colaboração com a BE - Infográficos das turmas C e D do 7º ano

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

Maratona de cartas da Amnistia Internacional, de 4 de dezembro a 31 de janeiro. Atividade de sensibilização para a defesa dos Direitos Humanos. Em 2023, os cinco casos de pessoas que se encontram em perigo selecionados pela Amnistia Internacional são os seguintes: Ahmed Mansoor, dos Emirados Árabes Unidos; Ana Maria Santos Cruz, do Brasil; Thapelo Mohapi e o Movimento ABM, da África do Sul; Uncle Pabai e Uncle Paul, da Austrália e Maung Sawyeddollah, de Myanmar. Podes assinar as petições online https://www.amnistia.pt/.../maratona-de-cartas.../ não esquecendo de inserir o código da escola 2683. Atividades com as turmas: os alunos e professores podem deslocar-se à Biblioteca Escolar e desenvolver uma atividade de escrita argumentativa de defesa dos casos da Amnistia. Agendar a sessão aqui: https://bibliotecaspedro.wixsite.com/biblioteca.../about-3-3