Avançar para o conteúdo principal

Visita guiada à Biblioteca escolar

No próximo dia 28 de outubro, dia internacional das bibliotecas escolares, irão decorrer algumas atividades na biblioteca da escola s/3 S. Pedro.
Com o objetivo de dar a conhecer o funcionamento da biblioteca e a sua organização serão dinamizadas sessões com alguma turmas do ensino básico.
Também vão ser prestadas informações sobre o modelo de pesquisa de informação (big 6).

Ao longo da tua vida escolar, uma das tarefas mais importantes com que te vais deparar é a realização de trabalhos. Ora isto muitas vezes levanta vários problemas. Como e por onde começar? Onde encontrar a informação necessária? O que fazer com essa informação? Como organizar e apresentar a informação? Com este guia vamos ensinar-te a resolveres os problemas de informação, utilizando um modelo em seis etapas, que normalmente se designa de Modelo Big 6 (as seis grandes).
O Modelo Big 6 organiza-se em seis etapas:
1. Definição da tarefa a realizar
2 . Estratégias de pesquisa de informação 
3. Localização e acesso
4. Utilização da informação
5. Síntese
6. Avaliação
Vamos ver o que deves fazer em cada uma:
O teu primeiro contacto com o trabalho deverá ser o tema que o professor ou tu próprio definiram para o trabalho. E aqui coloca-se a primeira importante questão. Será que percebes exactamente aquilo que o professor pretende com o trabalho? O tema está claramente definido e ao alcance das tuas capacidades?
Dica: não escolhas um tema muito vasto. Mesmo que o tema seja geral, procura tratá-lo de forma a reduzires o âmbito da pesquisa. Ex.: em vez de um trabalho sobre a poluição, escolhe um trabalho sobre um determinado tipo de poluição, e, se possível, restringe o seu âmbito geográfico à tua freguesia ou cidade.
Depois de saberes com precisão qual é o tema a pesquisar, o passo seguinte é determinares de que tipo de informações precisas para esse tema.
Deverás estabelecer um plano de trabalho e definir o tempo máximo para completar cada um dos passos.
A segunda etapa consiste em descobrires onde deves procurar informação para o tema e quais as melhores fontes de informação ao teu dispor. É tempo de perguntares:
Como e onde devo procurar?
Quais são as fontes de informação disponíveis?
Quais são as melhores?
Quais são os métodos alternativos de obter informação?
No biblioteca da escola podem ajudar-te a definir uma estratégia de pesquisa, indicando-te os sítios onde podes encontrar informações sobre o tema do teu trabalho. Não te esqueças de que, além da Internet, tens disponíveis os livros da biblioteca, enciclopédias, jornais, revistas, etc. Aprende a identificar para cada tema a fonte de informação que te poderá ser mais útil. Tenta encontrar um conjunto de palavras-chave para usares na tua pesquisa
Com esta etapa inicia-se a investigação, pondo em prática as estratégias definidas na etapa anterior. Aqui vais fazer  uso de ferramentas de pesquisa, seja no catálogo da biblioteca ou electrónico, seja na Internet. Utiliza as palavras-chave que estabeleceste na etapa anterior. Aprende a fazer buscas significativas, para não perderes muito tempo
Dica: na biblioteca tens disponíveis guias que te ensinam a pesquisar no catálogo electrónico e na Internet. Podes também pedir ajuda ao professor ou ao funcionário que estiver na Biblioteca.
Depois de localizares e acederes a uma fonte de informação, deves ler, visualizar, ouvir e interagir com a informação disponível e decidir que aspectos são úteis para o teu trabalho.
Deverás extrair a informação necessária tomando notas, fazendo resumos, preenchendo uma grelha, fazendo um esquema ou um gráfico, registando numa base de dados, etc. Deverás descartar a que não é relevante. 
Dica: à medida que vais tomando notas, não te esqueças de ires referenciando o autor dessa informação, para depois a incluíres na Bibliografia. Tens na Biblioteca um guia que ensina a fazer correctamente citações e bibliografias.
Esta etapa envolve a aplicação de todas as informações consideradas necessárias para resolver a tarefa definida na primeira etapa. 
Deverás proceder à reestruturação e reorganização da informação dentro de uma nova e diferente forma. Não te limites a reproduzir o que leste ou o que copiaste da Internet. Para o professor têm muito valor as tuas opiniões e conclusões, fundamentadas na informação que reuniste, do que a cópia do que outros fizeram. 
O plágio (utilizar trabalhos feitos por outras pessoas e apresentá-los como se fossem nossos), além de ser desonesto, é punível por lei por violar os direitos de autor. Sempre que no teu trabalho utilizares  textos de outras pessoas, deverás colocá-los entre aspas e dizer quem foi o seu autor (através de uma nota de rodapé ou na Bibliografia).
Deves depois pensar na forma como vais apresentar o trabalho: um trabalho escrito? uma apresentação electrónica? uma página de Internet? Escolhe a forma mais adequada de acordo com o tipo de trabalho e a informação reunida, e de acordo com as tuas capacidades
Dica: na Biblioteca encontras guias que te ensinam a apresentar trabalhos sob qualquer uma das formas acima enumeradas.
A última etapa é a da avaliação que tu próprio deves fazer sobre o trabalho realizado. Tenta encontrar resposta para as seguintes perguntas:
A tarefa está completa? 
Corresponde às expectativas do professor?
Poderia ter feito melhor? 
O que foi que aprendi?
Obtive a informação de que se necessitava?
A informação que encontrei correspondia às necessidades identificadas na primeira etapa?

 

BIBOLIOGRAFIA

DIBBLE, Mark, Directory of Online Resourcesfor Information Literacy [em linha], 2000/02, [consultado em 23 de Outubro de 2006]. disponível em:  http://www.cas.usf.edu/lis/il/
EISENBERG, Mike e BERKOWITZ, Bob, El modelo Big6 para la solución de problemas de información, [em linha], [consultado em 23 de Outubro de 2006], disponível em:http://www.eduteka.org/tema_mes.php3?TemaID=0009 
EISENBERG, Mike e BERKOWITZ, Bob, The Big6, [em linha], [consultado em 23 de Outubro de 2006], disponível em: http://www.big6.com/ 
RBE, Literacia da informação, [em linha], actualizado em 20/06/2003 [consultado em 23 de Outubro de 2006], disponível em: http://www.rbe.min-edu.pt/literacia/index.htm 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Direitos Humanos - Cidadania - Colaboração com a BE - Infográficos das turmas C e D do 7º ano

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

Maratona de cartas da Amnistia Internacional, de 4 de dezembro a 31 de janeiro. Atividade de sensibilização para a defesa dos Direitos Humanos. Em 2023, os cinco casos de pessoas que se encontram em perigo selecionados pela Amnistia Internacional são os seguintes: Ahmed Mansoor, dos Emirados Árabes Unidos; Ana Maria Santos Cruz, do Brasil; Thapelo Mohapi e o Movimento ABM, da África do Sul; Uncle Pabai e Uncle Paul, da Austrália e Maung Sawyeddollah, de Myanmar. Podes assinar as petições online https://www.amnistia.pt/.../maratona-de-cartas.../ não esquecendo de inserir o código da escola 2683. Atividades com as turmas: os alunos e professores podem deslocar-se à Biblioteca Escolar e desenvolver uma atividade de escrita argumentativa de defesa dos casos da Amnistia. Agendar a sessão aqui: https://bibliotecaspedro.wixsite.com/biblioteca.../about-3-3