Avançar para o conteúdo principal

Concerto exclusivo para os alunos do 9.º ano



Concerto exclusivo para os alunos do 9º ano marcou visita de estudo à Sé de Vila Real

Na passada quinta-feira, dia 16 de Novembro, no âmbito da visita de estudo à Sé de Vila Real, os alunos do 9ºano, matriculados na disciplina de EMRC, após uma breve introdução acerca da história do monumento e seus marcos mais relevantes, correntes artísticas nele presentes, simbologia dos vitrais, realizada pelo professor da disciplina, puderam beneficiar de um concerto exclusivo, previamente pactado mas reservado como surpresa para os mais novos, por parte do organista-residente Bruno Nunes que, com indiscutível maestria, a todos proporcionou um final de tarde muito especial, interpretando as seguintes peças musicais: Avé Maria, de Arcadelt; 2º andamento da pastoral em fá maior, bwv 590, J.S.Bach, 1ª parte da peça Alla hornpipe, de G.F.Handel; Trumpet voluntary, de J.Clarke; Senhora um dia desceste, de Carlos Silva; Improvisação sobre o cântico Senhora um dia desceste e sobre o cântico venite adoremus, por Bruno Nunes.
Procurando motivar os alunos para o conhecimento do património religioso e cultural de Vila Real, bem como apresentar o modo como a música se pode constituir como verdadeira presença real (G.Steiner) e como esta dialogou, a Ocidente, nos últimos 2000 anos, com o grande código da cultura ocidental (W.Blake), assim se desenhou uma aula de campo e uma jornada muito devedoras, e gratas, da disponibilidade e capacidade performativa do organista Bruno Nunes.
A satisfação dos alunos, no final da sessão, afigurou-se-nos como o melhor tributo ao privilégio com que fomos presenteados.
Pedro Miranda




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

Jogos de tabuleiro - um sucesso

Com uma média de 35 utilizações por dia, os jogos de tabuleiro têm sido um sucesso. Uma das mais recentes iniciativas da biblioteca tem sido a criação de um espaço dedicado aos jogos de tabuleiro, que tem registado um enorme sucesso. Este espaço oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver competências como o pensamento estratégico, a colaboração e a resolução de problemas. Os jogos de tabuleiro têm atraído um grande número de alunos, tornando-se um ponto de encontro para momentos de convívio e aprendizagem informal. 

O 25 de abril visto de fora - Espanha

Durante o ano de 1974, Portugal ocupou as primeiras páginas de jornais, revistas e outros órgãos de comunicação social, em grande parte do mundo desenvolvido. A professora de Espanhol, Sílvia Meireles desafiou os seus alunos a pesquisarem o modo como a revolução de abril foi noticiada pelos meios de comunicação social espanhóis. O franquismo e as semelhanças entre as duas ditaduras e as condições de vida difíceis, também em Espanha, foram objeto de pesquisa que os alunos sintetizaram nos infográficos que partilhamos. A biblioteca foi o espaço de apresentação dos trabalhos para a turma e para os alunos e professores presentes.