Avançar para o conteúdo principal

Junho | Mês de relatórios | Projetos de sucesso - Escola a ler - Livr’à mão

Durante o 3º período, os alunos do 7.º B da Professora Adelaide Ferreira, em articulação com a Biblioteca Escolar, visitaram a biblioteca e, com orientação da professora, escolheram os livros para a atividade Livro à mão. Em articulação com o projeto - Volta ao mundo em 80 leituras - a sua escolha recaiu sobre autores sul-americanos:





As respostas das fichas de leitura são elucidativas do sucesso da atividade: 

"Eu adorei ler o livro apesar do seu final pois fala de um amor muito bonito e invulgar mas no final não dá certo."

"Eu adorei ler o livro apesar do seu final pois fala de um amor muito bonito e invulgar mas no final não dá certo."

"Agradou-me o desfecho do livro porque é uma história interessante que não perde o interesse e que prende um leitor da primeira página até à última. A maneira como o escritor descreve o ambiente, os pensamentos do protagonista, os personagens etc. é bastante interessante. As mensagens que a obra transmite-nos também é bastante importante, na minha opinião." 

"Agradou me o desfecho do livro porque o ditador faleceu e muitas pessoas saíram à rua para festejar e assim a ditadura que durou muito tempo tinha acabado."

"Aconselho este livro aos meus colegas pois é um livro que eu achei interessante, cativante e intrigante não só por estar muito bem escrito como também aborda temas importantes para a sociedade atual."

A frase que mais me marcou:

"Aquilo do gondoleiro, da gôndola, e de beijar ardorosamente, ficou semi-esclarecido depois de um par de horas de troca de opiniões salpicadas de anedotas picantes. Mas o mistério de uma cidade em que as pessoas precisam de barcos para andar de um lado para o outro, esse não percebiam de maneira nenhuma." Escolhi esta frase porque permite ao leitor perceber como é que o velho pensa quando lê um romance."







 




 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

Cartas à Democracia

Está disponível, na biblioteca escolar, a exposição "Democracia aqui tão perto", com incidência na caracterização e explicação da importância e papel das eleições autárquicas. A exposição e as atividades de exploração sugeridas adequam-se a todos os anos de escolaridade e pretende-se  que seja uma  experiência pedagógica significativa , que promova competências de interpretação, pensamento crítico e participação cívica. A exposição oferece uma oportunidade de: Explorar criticamente os conteúdos apresentados, a partir de diferentes perspetivas disciplinares; Refletir sobre a democracia enquanto valor central da cidadania e sobre os riscos que enfrenta nas sociedades contemporâneas; Envolver os alunos em atividades ativas , como a elaboração de Cartas à Democracia ou de reflexão sobre a sua autarquia, que traduzam os seus compromissos pessoais com os valores democráticos. Os cartazes expostos:        Avaliação:

A Vida no Céu de José Eduardo Agualusa

  A vida no Céu, um romance de José Eduardo Agualusa que nos obriga a refletir sobre as questões da sustentabilidade, tem como subtítulo “Romance para Jovens e Outros Sonhadores”. A ação localiza-se num futuro não datado, 30 anos depois do grande dilúvio que submergiu os pontos mais elevados da Terra. A vida sobre as águas tornou-se insustentável, devido à temperatura e à toxicidade dos mares. Os sobreviventes vivem nas nuvens, no céu, em grandes ou pequenos aglomerados populacionais. Há dirigíveis enormes, com nomes como Xangai, New York e São Paulo; as famílias mais pobres, sem meios para comprar apartamentos nessas cidades flutuantes, construíram balões, muitos deles rudimentares. Depois da apresentação e análise desta obra, terminaremos com uma atividade interativa, envolvendo todos os participantes na sessão. A atividade foi um sucesso. Muito formativa e interativa.