Publicado já em 2017 e da autoria de Jan-Werner Muller, professor de política na Universidade de Princeton, este livro é, ainda, uma boa introdução, para professores e alunos, ao populismo e às questões que este levanta às sociedades democráticas atuais.
A eleição de Donald Trump em 2016 nos EUA e a ascensão de diferentes líderes populistas na Europa são o contexto de partida para as distinções concetuais e reflexões sobre o que é o populismo e como identificá-lo.
A distinção moral entre eles (a elite corrupta) e nós, o povo (puro e impoluto) está na origem e constitui a chave para o sucesso dos populistas. Uma conceção de líder político como autoritário e forte e o único verdadeiro representante do povo e uma ideia de povo como uma entidade mítica, única e homogénea, são os ingredientes que obliteram os valores do pluralismo e do respeito pelas diferenças que caracterizam as democracias.
Constituindo o populismo uma ameaça às democracias representativas, a identificação e análise das suas características pode constituir um bom ponto de partida para a reflexão sobre que sociedades queremos e como podemos torná-las mais justas e inclusivas.
Disponível na biblioteca!
Comentários