Avançar para o conteúdo principal

Debates na Biblioteca

Debates na biblioteca. A partir da leitura de passagens do livro de Anne Applebaum - O Crepúsculo da Democracia, a equipa do Clube de Debates da Biblioteca dinamizou um debate com duas turmas do 10ºano a que assistiram também alguns alunos do 11º ano e professores.

As razões do apelo do autoritarismo, o fracasso das formas clássicas de fazer política, o estado da democracia 50 anos depois da revolução de abril e como motivar os jovens para uma participação informada nos assuntos da polis, foram os temas em discussão. Foi um momento muito enriquecedor para todos. Agradecemos aos alunos do Clube de Debates: Beatriz, Diogo, Marcos e Kaio o empenho na realização deste debate e, ao antigo aluno, Francisco Pinto, as intervenções esclarecedoras.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

O 25 de abril visto de fora - Espanha

Durante o ano de 1974, Portugal ocupou as primeiras páginas de jornais, revistas e outros órgãos de comunicação social, em grande parte do mundo desenvolvido. A professora de Espanhol, Sílvia Meireles desafiou os seus alunos a pesquisarem o modo como a revolução de abril foi noticiada pelos meios de comunicação social espanhóis. O franquismo e as semelhanças entre as duas ditaduras e as condições de vida difíceis, também em Espanha, foram objeto de pesquisa que os alunos sintetizaram nos infográficos que partilhamos. A biblioteca foi o espaço de apresentação dos trabalhos para a turma e para os alunos e professores presentes.

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

Maratona de cartas da Amnistia Internacional, de 4 de dezembro a 31 de janeiro. Atividade de sensibilização para a defesa dos Direitos Humanos. Em 2023, os cinco casos de pessoas que se encontram em perigo selecionados pela Amnistia Internacional são os seguintes: Ahmed Mansoor, dos Emirados Árabes Unidos; Ana Maria Santos Cruz, do Brasil; Thapelo Mohapi e o Movimento ABM, da África do Sul; Uncle Pabai e Uncle Paul, da Austrália e Maung Sawyeddollah, de Myanmar. Podes assinar as petições online https://www.amnistia.pt/.../maratona-de-cartas.../ não esquecendo de inserir o código da escola 2683. Atividades com as turmas: os alunos e professores podem deslocar-se à Biblioteca Escolar e desenvolver uma atividade de escrita argumentativa de defesa dos casos da Amnistia. Agendar a sessão aqui: https://bibliotecaspedro.wixsite.com/biblioteca.../about-3-3