Avançar para o conteúdo principal

Concurso Ensaio Filosófico

1ª Edição do concurso Ensaio Filosófico


A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) em colaboração com a Associação de Professores de Filosofia (APF) associa-se à divulgação do concurso Ensaio Filosófico e de outras iniciativas da APF que contribuam para o desenvolvimento de competências de informação e do pensamento crítico, e que enriqueçam a reflexão sobre temas de grande impacto na atualidade.
Numa cultura muito marcada pela velocidade e instantaneidade da tecnologia, pela imagem e espetacularidade, pelo predomínio do quantitativo e do mensurável, a filosofia mantém-se de algum modo “ad contrarium”. E, no entanto, são inegáveis as suas potencialidades para a formação intelectual, ética e cidadã, e para a educação do gosto dos nossos estudantes.
Em tempos sombrios como parecem estar a transformar-se novamente os de hoje, com a violência, a intolerância, as ameaças à liberdade de expressão, o crescimento das desigualdades, o desemprego… por certo que muitos adolescentes se interrogam, procuram compreender as contradições do mundo que os rodeia e desejam encontrar sentido nas suas vidas. Este concurso da APF, dirigido a alunos do ensino secundário, pode constituir uma via de dar forma e conteúdo filosóficos a essas inquietações ou a outras – o tema é livre - desde que abordadas numa perspetiva filosófica
A página Web da APF agrega um leque variado de recursos filosóficos, alguns dos quais exclusivos para subscritores, mas que poderão ser disponibilizados aos participantes no concurso Ensaio Filosófico. De acordo com o Regulamento, os trabalhos candidatos deverão ser enviados para a APF, através do e-mail dir.apfilosofia@gmail.com até ao dia 1 de junho de 2016. Qualquer esclarecimento adicional pode ser solicitado através do mesmo endereço eletrónico.
Texto e imagem retiradas daqui

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Direitos Humanos - Cidadania - Colaboração com a BE - Infográficos das turmas C e D do 7º ano

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

Maratona de cartas da Amnistia Internacional, de 4 de dezembro a 31 de janeiro. Atividade de sensibilização para a defesa dos Direitos Humanos. Em 2023, os cinco casos de pessoas que se encontram em perigo selecionados pela Amnistia Internacional são os seguintes: Ahmed Mansoor, dos Emirados Árabes Unidos; Ana Maria Santos Cruz, do Brasil; Thapelo Mohapi e o Movimento ABM, da África do Sul; Uncle Pabai e Uncle Paul, da Austrália e Maung Sawyeddollah, de Myanmar. Podes assinar as petições online https://www.amnistia.pt/.../maratona-de-cartas.../ não esquecendo de inserir o código da escola 2683. Atividades com as turmas: os alunos e professores podem deslocar-se à Biblioteca Escolar e desenvolver uma atividade de escrita argumentativa de defesa dos casos da Amnistia. Agendar a sessão aqui: https://bibliotecaspedro.wixsite.com/biblioteca.../about-3-3

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E