Avançar para o conteúdo principal

Promover o pensamento crítico com a Biblioteca Escolar (Ideias com Mérito)




Desenvolver as capacidades de construir, analisar e avaliar argumentos são objetivos (entre outros) da disciplina de filosofia que concorrem para a aquisição de pensamento crítico. Para atingir este objetivo, durante o 1º período, os alunos trabalharam, em articulação com a Biblioteca Escolar, os Direitos Humanos (tema de Cidadania e Desenvolvimento).  Das inúmeras atividades desenvolvidas destacamos o debate organizado pelo 10.º E e alargado às turmas C do 7.º ano e E do 12.º ano que decorreu na sexta-feira passada na Biblioteca Escolar, sobre a questão: É a hospitalidade um dever ético?  Temos o dever de acolher os refugiados? Têm os refugiados o direito a ser acolhidos?

Para um esclarecimento mais informado sobre a atualidade da questão, os alunos (no dia Mundial da Filosofia), assistiram à palestra do professor Pedro Miranda sobre a Aporofobia, um conceito da filósofa  Adela Cortina, que podemos consultar aqui: http://bibliotecasaopedro.blogspot.com/2018/11/dia-mundial-da-filosofia-2018.html
A preparação do debate alargado exigiu um trabalho prévio de pesquisa, realizado na Biblioteca Escolar, de acordo com a metodologia da pesquisa guiada (guided inquiry), e debates cooperativos em pequenos grupos, com recurso à metodologia da Controvérsia Construtiva, na sala de aula. Este trabalho de articulação entre a disciplina de filosofia e a Biblioteca Escolar permitiu que os alunos esclarecessem a questão, pesquisassem os melhores argumentos e contra argumentos e se sentissem preparados para defender as suas posições com rigor e fundamentação.
A abertura do debate esteve a cargo do Diogo que esclareceu os presentes sobre a questão em causa e a sua atualidade. A Rafaela apresentou o primeiro argumento e o Pedro o primeiro contra argumento. Seguiu-se uma discussão muito participada com todos os elementos presentes. Fechou-se o debate com a síntese da moderadora (professora de filosofia) que salientou os melhores argumentos e apontou algumas fragilidades noutros. 
Agradecemos a colaboração da professora Rosalina Sampaio (Coordenadora da Cidadania e Desenvolvimento) e do professor Pedro Miranda.















Comentários

Mensagens populares deste blogue

Direitos Humanos - Cidadania - Colaboração com a BE - Infográficos das turmas C e D do 7º ano

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

Maratona de cartas da Amnistia Internacional, de 4 de dezembro a 31 de janeiro. Atividade de sensibilização para a defesa dos Direitos Humanos. Em 2023, os cinco casos de pessoas que se encontram em perigo selecionados pela Amnistia Internacional são os seguintes: Ahmed Mansoor, dos Emirados Árabes Unidos; Ana Maria Santos Cruz, do Brasil; Thapelo Mohapi e o Movimento ABM, da África do Sul; Uncle Pabai e Uncle Paul, da Austrália e Maung Sawyeddollah, de Myanmar. Podes assinar as petições online https://www.amnistia.pt/.../maratona-de-cartas.../ não esquecendo de inserir o código da escola 2683. Atividades com as turmas: os alunos e professores podem deslocar-se à Biblioteca Escolar e desenvolver uma atividade de escrita argumentativa de defesa dos casos da Amnistia. Agendar a sessão aqui: https://bibliotecaspedro.wixsite.com/biblioteca.../about-3-3

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E