Avançar para o conteúdo principal

Dia Mundial da Filosofia - 2018



Por iniciativa da UNESCO, na terceira quinta-feira do mês de novembro, comemora-se o Dia Mundial da Filosofia. Esta iniciativa é uma forma de reconhecer a importância da filosofia e do seu ensino. O desenvolvimento do pensamento crítico e a reflexão sobre problemas éticos e políticos atuais foram os objetivos das atividades desenvolvidas na Escola S/3 S. Pedro.

Escolhemos um conceito (Aporofobia), um livro Aporofobia, el rechazo al pobre, e uma filósofa, Adela Cortina. Para nos esclarecer e guiar nesta viagem escolhemos como guia o nosso colega Pedro Miranda que, com um discurso claro, exemplos atuais e questões provocatórias nos incitou a refletir sobre o tema. A clarificação de conceitos, a distinção entre a xenofobia e a aporofobia uma coisa é um medo, um receio, uma tensão entre pessoas oriundas de culturas diferentes. Outra, um patamar (conflituoso) acima: uma aversão, um desprezo, um ódio ao outro por ser quem é. Melhor: por se enquadrar num determinado coletivo em que o encaixamos - neste caso, o refugiado, o pobre. A questão parece, aqui, residir, pois, claramente, (não no estrangeiro, mas) no tipo de estrangeiro de que falamos. Neste caso, entre o estrangeiro turista, e o estrangeiro refugiado há, quase sempre, uma diferença fundamental: o dinheiro que cada um deles possui” Pedro Miranda

Já na sala de aula, com recurso à Controvérsia Construtiva, os alunos do 10.º ano, elaboraram o seu primeiro ensaio sobre o tema: Temos o dever moral da Hospitalidade? O que fazer perante a onde de refugiados que fogem da guerra, da fome, da instabilidade política e social que assola alguns países? Temos o dever de os receber? Têm eles o direito a ser bem recebidos?





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Trabalhos dos alunos do 8º ano Turmas D, F e G - Cidadania e Desenvolvimento - Realizados em articulação com a BE.

Cidadania e Desenvolvimento - 8ºE - Trabalhos realizados em articulação com a BE

Cidadania e Desenvolvimento - 7º C e D

Clique sobre a imagem.