Avançar para o conteúdo principal

Participação dos alunos da Escola S. Pedro na Homenagem a Agustina Bessa-Luís na UTAD

No último mês de outubro os alunos que realizaram, no fim do ano letivo 2017-18, o painel de homenagem a Agustina Bessa-Luís, deslocaram-se à UTAD na companhia da Diretora de Turma, Sílvia Meireles e da professora de Oficina de Artes, Maria Leonor Pires Ribeiro para participar na Homenagem à escritora, promovida pela UTAD.

O Painel



Os alunos

O texto da professora Maria Leonor Neto Pires Ribeiro

" O painel foi trabalhado no âmbito de um desafio lançado pela Biblioteca da Escola S. Pedro alusivo ao aniversário da escritora Agustina Bessa-Luís.
Nestes termos, foram desafiados a participar nesta iniciativa os alunos de Oficina de Artes, uma disciplina semestral do 8.º ano que pretende promover em alunos de treze anos a sensibilidade estética e artística.
Os alunos ouviram a mensagem, começaram a procurar motivos relativos à autora de vários livros, nomeadamente o mais conhecido, A Sibila.
Procurou-se o que haveria na sala para se utilizar: telas velhas e papéis.
Ampliou-se a figura, enquadraram-se outros elementos, livro, montanha e a calçada portuguesa.
Os alunos escolheram frases de algumas obras da autora.
Por último identificou-se quem fez o trabalho, mãos que elaboraram, mãos que marcaram, bem como o material utilizado (gesso).
Turma do 2º semestre do 8.º E
Professora da disciplina: Maria Leonor Neto Pires Ribeiro"






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Direitos Humanos - Cidadania - Colaboração com a BE - Infográficos das turmas C e D do 7º ano

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

Maratona de cartas da Amnistia Internacional, de 4 de dezembro a 31 de janeiro. Atividade de sensibilização para a defesa dos Direitos Humanos. Em 2023, os cinco casos de pessoas que se encontram em perigo selecionados pela Amnistia Internacional são os seguintes: Ahmed Mansoor, dos Emirados Árabes Unidos; Ana Maria Santos Cruz, do Brasil; Thapelo Mohapi e o Movimento ABM, da África do Sul; Uncle Pabai e Uncle Paul, da Austrália e Maung Sawyeddollah, de Myanmar. Podes assinar as petições online https://www.amnistia.pt/.../maratona-de-cartas.../ não esquecendo de inserir o código da escola 2683. Atividades com as turmas: os alunos e professores podem deslocar-se à Biblioteca Escolar e desenvolver uma atividade de escrita argumentativa de defesa dos casos da Amnistia. Agendar a sessão aqui: https://bibliotecaspedro.wixsite.com/biblioteca.../about-3-3