Avançar para o conteúdo principal

Cidadania e Desenvolvimento

No seguimento da atividade promovida pelo Professor Pedro Miranda com a Drª Maria Celeste Martins, Diretora do Estabelecimento Prisional de Vila Real, publicamos as respostas às entrevistas feitas pelos alunos do 10.º ano a cidadãos presos neste estabelecimento.

Para uma entrevista a um recluso do Estabelecimento prisional de Vila Real
1.Conte-nos quem é.
2.Como foi o primeiro embate com a realidade prisional (a entrada na prisão, o conhecimento das suas regras, o primeiro dia, a primeira noite?).
3.No momento da prática do crime que o levou a ser detido, acreditou que não seria intercetado pelo sistema de justiça português?
4.Considera que ser recluso mudou a sua maneira de ser? Em que medida/de que forma?
5.Conseguiu criar amizades no interior do Estabelecimento Prisional?
6.O que é mais difícil para si, na vida diária no Estabelecimento Prisional?
7.Que avaliação faz da comida que lhe é servida, dos serviços médico, psicológico, espiritual que lhe são disponibilizados, do tratamento dos guardas prisionais?
8.Como crê que a sociedade olha para as pessoas que estão detidas? Está comprometido, e tem esperança, na sua rápida reinserção na sociedade, no mundo do trabalho, na vida associativa, cultural, desportiva?
9.Se pudesse mudar algo no Estabelecimento Prisional em que se encontra, o que seria?

10.O que pensa da própria pena de prisão? O que mudaria se pudesse voltar atrás? Considera justa a situação em que se encontra? 





https://bibliotecasaopedro.blogspot.com/2018/11/cidadania-e-desenvolvimento-biblioteca.html


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Direitos Humanos - Cidadania - Colaboração com a BE - Infográficos das turmas C e D do 7º ano

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

Maratona de cartas da Amnistia Internacional, de 4 de dezembro a 31 de janeiro. Atividade de sensibilização para a defesa dos Direitos Humanos. Em 2023, os cinco casos de pessoas que se encontram em perigo selecionados pela Amnistia Internacional são os seguintes: Ahmed Mansoor, dos Emirados Árabes Unidos; Ana Maria Santos Cruz, do Brasil; Thapelo Mohapi e o Movimento ABM, da África do Sul; Uncle Pabai e Uncle Paul, da Austrália e Maung Sawyeddollah, de Myanmar. Podes assinar as petições online https://www.amnistia.pt/.../maratona-de-cartas.../ não esquecendo de inserir o código da escola 2683. Atividades com as turmas: os alunos e professores podem deslocar-se à Biblioteca Escolar e desenvolver uma atividade de escrita argumentativa de defesa dos casos da Amnistia. Agendar a sessão aqui: https://bibliotecaspedro.wixsite.com/biblioteca.../about-3-3

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E