Avançar para o conteúdo principal

Miúdos a Votos - Leitura e Cidadania

 


«Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?» é um projeto de promoção simultânea de cidadania e de leitura. Estarmos informados é condição essencial de uma cidadania de pleno direito. Com a pandemia, a desinformação e as fake news aumentaram exponencialmente, tornando mais urgente aprendermos todos a consumir (e produzir) boa informação.

Este ano, a VISÃO Júnior, através da sua parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, acrescenta uma vertente ao projetos ‘Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?’: a literacia mediática.
OS ALUNOS PODEM PARTICIPAR EM «MIÚDOS A VOTOS» DAS SEGUINTES FORMAS:

• Ajudar a organizar o processo eleitoral na escola;

• Fazer campanha eleitoral por um livro;

• Votar;

• a partir deste ano, reportar aos outros o que se passa.

Os alunos terão a oportunidade de perceber:

Como funciona o mundo da informação?

Como trabalham os jornalistas?

O que é que os jornalistas têm de diferente?

Como se faz uma notícia?

Qual a diferença entre uma notícia e uma opinião?

Como se faz uma reportagem?

Uma imagem também informa?
UM PROJETO ‘MÃOS NA MASSA’

Este é um projeto ‘mãos na massa’: os alunos serão não só os seus protagonistas, como os seus próprios agentes. Terão por isso oportunidade de escrever uma notícia, fazer uma reportagem, escrever uma coluna de opinião – e vê-la publicada no sítio de um órgão de comunicação social nacional.

Os alunos serão os repórteres da VISÃO Júnior na sua escola. Serão eles a contar aos leitores da revista o que se está lá a passar. Serão também eles a informarem os seus colegas.
PRÉMIOS PARA AS BIBLIOTECAS

Para estimular a participação nesta nova vertente do projeto, a Visão Júnior criou duas distinções, com prémios associados.

• As escolas que mais ativamente fizerem a cobertura das atividades (notícias, entrevistas, podcasts, vídeos, crónicas) de ‘Miúdos a Votos’ na sua escola receberão livros para a biblioteca. Serão distinguidas três escolas por cada ciclo de ensino.

• As escolas cujos alunos realizarem a melhor reportagem para imprensa (ou seja, texto e fotos) sobre ‘Miúdos a Votos’ receberão livros para a biblioteca. Serão distinguidas três escolas por cada ciclo de ensino.

• Os trabalhos distinguidos serão escolhidos por uma equipa da VISÃO Júnior, da VISÃO e da RBE.

Mas o melhor prémio será, provavelmente, verem o seu trabalho reconhecido ao ser publicado no sítio da VISÃO Júnior na internet. Todos os trabalhos com qualidade serão publicados.

Nota: o calendário e o regulamento serão posteriormente divulgados
SESSÕES ONLINE PARA AS ESCOLAS

A equipa da VISÃO Júnior organiza uma série de sessões online, através de uma plataforma eletrónica, para alunos e professores.

Em janeiro, realizar-se-ão sessões em que se falará da diferença entre uma notícia e uma reportagem, as regras que os jornalistas têm de seguir, como estruturar a reportagem, ângulos de abordagem, etc.

• 14 de janeiro, 11h – 1.º ciclo

• 20 de janeiro, 11h – 2º e 3º ciclos

• 29 de janeiro, 11h – secundário

Em fevereiro, as sessões serão realizadas por um repórter fotográfico, que abordará questões relacionadas com a imagem:

• 3 de fevereiro, 11h – 1º ciclo

• 9 de fevereiro, 11h – 2º e 3º ciclos

• 10 de fevereiro, 11h – secundário

Em março, com a campanha eleitoral já a decorrer, o objetivo das sessões será ajudar a resolver questões práticas relacionadas com a produção dos textos. Serão também abordadas questões relacionadas com a cobertura jornalística durante as campanhas eleitorais:

• 4 de março – 1º ciclo

• 9 de março – 2º e 3º ciclos

• 15 de março – secundário

Nota: poder-se-ão combinar sessões adicionais ou noutros horários.

Caso seja possível, poder-se-á também equacionar a deslocação de um jornalista à escola.
MATERIAL DE APOIO

A VISÃO Júnior terá material de apoio disponível no seu site sobre como se escreve uma notícia, como se grava um podcast, como se planeia uma reportagem ou uma entrevista. Será também fornecido às escolas o modelo de um cartão de jornalista para que os alunos se identifiquem como repórteres junto das suas fontes.

Retirado daqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Direitos Humanos - Cidadania - Colaboração com a BE - Infográficos das turmas C e D do 7º ano

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

Maratona de cartas da Amnistia Internacional, de 4 de dezembro a 31 de janeiro. Atividade de sensibilização para a defesa dos Direitos Humanos. Em 2023, os cinco casos de pessoas que se encontram em perigo selecionados pela Amnistia Internacional são os seguintes: Ahmed Mansoor, dos Emirados Árabes Unidos; Ana Maria Santos Cruz, do Brasil; Thapelo Mohapi e o Movimento ABM, da África do Sul; Uncle Pabai e Uncle Paul, da Austrália e Maung Sawyeddollah, de Myanmar. Podes assinar as petições online https://www.amnistia.pt/.../maratona-de-cartas.../ não esquecendo de inserir o código da escola 2683. Atividades com as turmas: os alunos e professores podem deslocar-se à Biblioteca Escolar e desenvolver uma atividade de escrita argumentativa de defesa dos casos da Amnistia. Agendar a sessão aqui: https://bibliotecaspedro.wixsite.com/biblioteca.../about-3-3