Avançar para o conteúdo principal

Courrier Internacional de maio - já disponível na biblioteca

 

O mundo como o conhecemos acabou. Como será a nova ordem mundial depois da guerra da Ucrânia (se lá chegarmos!) é a questão do número do mês de maio da Courrier Internacional. Inclui artigos de opinião de Yuval Noah Harari - o declínio da guerra, a maior realização política e moral da civilização moderna deve-se a melhores escolhas dos seres humanos, o que significa que é reversível - e de Paul Krugman sobre as repercusões da guerra na economia global. Tem, ainda, muitos outros artigos de interesse sobre o ambiente, as tecnologias e o lazer, entre outros. 

Outro artigo a ler com atenção diz respeito à necessidade, mais premente após a pandemia, de muitas pessoas se questionarem sobre o sentido da vida. Há quinze anos 30% dos alemães diziam-se indiferentes perante esta questão, hoje, esta percentagem desceu para  menos de 20%. Parece que as pessoas que encontram um sentido para a sua vida são mais saudáveis. O problema é que não há, ainda um medicamento que se possa ir comprar à farmácia!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

Cartas à Democracia

Está disponível, na biblioteca escolar, a exposição "Democracia aqui tão perto", com incidência na caracterização e explicação da importância e papel das eleições autárquicas. A exposição e as atividades de exploração sugeridas adequam-se a todos os anos de escolaridade e pretende-se  que seja uma  experiência pedagógica significativa , que promova competências de interpretação, pensamento crítico e participação cívica. A exposição oferece uma oportunidade de: Explorar criticamente os conteúdos apresentados, a partir de diferentes perspetivas disciplinares; Refletir sobre a democracia enquanto valor central da cidadania e sobre os riscos que enfrenta nas sociedades contemporâneas; Envolver os alunos em atividades ativas , como a elaboração de Cartas à Democracia ou de reflexão sobre a sua autarquia, que traduzam os seus compromissos pessoais com os valores democráticos. Os cartazes expostos:        Avaliação: