Avançar para o conteúdo principal

25 de novembro | Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

 


Palestra pela professora Anabela Branco de Oliveira. 

MULHERES SEM ROSTO E SEM VOZ – O CINEMA CONTRA A IMPUNIDADE!

O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres é assinalado anualmente a 25 de novembro. Com o propósito de alertar para a violência física, psicológica, sexual e social que atinge as mulheres, a professora Anabela Branco de Oliveira, docente na UTAD, dinamizou uma palestra com alunos do 9ºA.

A partir de uma animação premiada no Cinanima — Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, “Our uniform” (“O nosso uniforme”), sátira da realizadora Yegane Moghaddam às imposições de vestuário nas escolas do Irão, uma história que envolve uma menina iraniana que, através dos tecidos e rugas do seu uniforme, revela memórias dos tempos de aulas e explora como nasceu na própria escola a ideia de que “não passa de uma mulher”, conduziu um diálogo muito formativo e desconstrutor de estereótipos e preconceitos.










Comentários

Mensagens populares deste blogue

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

Cartas à Democracia

Está disponível, na biblioteca escolar, a exposição "Democracia aqui tão perto", com incidência na caracterização e explicação da importância e papel das eleições autárquicas. A exposição e as atividades de exploração sugeridas adequam-se a todos os anos de escolaridade e pretende-se  que seja uma  experiência pedagógica significativa , que promova competências de interpretação, pensamento crítico e participação cívica. A exposição oferece uma oportunidade de: Explorar criticamente os conteúdos apresentados, a partir de diferentes perspetivas disciplinares; Refletir sobre a democracia enquanto valor central da cidadania e sobre os riscos que enfrenta nas sociedades contemporâneas; Envolver os alunos em atividades ativas , como a elaboração de Cartas à Democracia ou de reflexão sobre a sua autarquia, que traduzam os seus compromissos pessoais com os valores democráticos. Os cartazes expostos:        Avaliação:

A Vida no Céu de José Eduardo Agualusa

  A vida no Céu, um romance de José Eduardo Agualusa que nos obriga a refletir sobre as questões da sustentabilidade, tem como subtítulo “Romance para Jovens e Outros Sonhadores”. A ação localiza-se num futuro não datado, 30 anos depois do grande dilúvio que submergiu os pontos mais elevados da Terra. A vida sobre as águas tornou-se insustentável, devido à temperatura e à toxicidade dos mares. Os sobreviventes vivem nas nuvens, no céu, em grandes ou pequenos aglomerados populacionais. Há dirigíveis enormes, com nomes como Xangai, New York e São Paulo; as famílias mais pobres, sem meios para comprar apartamentos nessas cidades flutuantes, construíram balões, muitos deles rudimentares. Depois da apresentação e análise desta obra, terminaremos com uma atividade interativa, envolvendo todos os participantes na sessão. A atividade foi um sucesso. Muito formativa e interativa.