Avançar para o conteúdo principal

Concurso Ensaio Filosófico




CONCURSO ENSAIO FILOSÓFICO

Dirigido aos alunos do ensino secundário, público e privado, a Apf lançou a primeira edição do Concurso Ensaio Filosófico.
Sem uma temática específica, cuja escolha fica ao critério dos professores e dos alunos envolvidos, este concurso visa:
– promover o interesse pela escrita e reflexão filosóficas;
– realçar a importância da disciplina de Filosofia na formação geral dos alunos do ensino secundário;
– divulgar o trabalho desenvolvido nas escolas do ensino secundário.
Para aplicar a norma APA nas citações e nas referências bibliográficas, para além de outras, pode consultar as seguintes fontes: aqui e aqui.
O vencedor receberá um prémio pecuniário de 150 euros e o seu trabalho será publicado na página da Apf.
Apelamos à participação de todos os interessados até 1 de junho de 2016.


O concurso foi lançado no passado dia 19 de novembro, como forma de assinalar o Dia Mundial da Filosofia, celebrado, desde 2005, na terceira quinta-feira deste mês.

Numa cultura muito marcada pela velocidade e instantaneidade da tecnologia, pela imagem e espetacularidade, pelo predomínio do quantitativo e do mensurável, a filosofia mantém-se de algum modo “ad contrarium”. E, no entanto, são inegáveis as suas potencialidades para a formação intelectual, ética e cidadã, e para a educação do gosto dos nossos estudantes.
Em tempos sombrios como parecem estar a transformar-se novamente os de hoje, com a violência, a intolerância, as ameaças à liberdade de expressão, o crescimento das desigualdades, o desemprego… por certo que muitos adolescentes se interrogam, procuram compreender as contradições do mundo que os rodeia e desejam encontrar sentido nas suas vidas. Este concurso da APF, dirigido a alunos do ensino secundário, pode constituir uma via de dar forma e conteúdo filosóficos a essas inquietações ou a outras – o tema é livre - desde que abordadas numa perspetiva filosófica.



A página Web da APF agrega um leque variado de recursos filosóficos, alguns dos quais exclusivos para subscritores, mas que poderão ser disponibilizados aos participantes no concurso Ensaio Filosófico. De acordo com o Regulamento, os trabalhos candidatos deverão ser enviados para a APF, através do e-mail dir.apfilosofia@gmail.com até ao dia 1 de junho de 2016. Qualquer esclarecimento adicional pode ser solicitado através do mesmo endereço eletrónico. 

Informação retirada daqui

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

Jogos de tabuleiro - um sucesso

Com uma média de 35 utilizações por dia, os jogos de tabuleiro têm sido um sucesso. Uma das mais recentes iniciativas da biblioteca tem sido a criação de um espaço dedicado aos jogos de tabuleiro, que tem registado um enorme sucesso. Este espaço oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver competências como o pensamento estratégico, a colaboração e a resolução de problemas. Os jogos de tabuleiro têm atraído um grande número de alunos, tornando-se um ponto de encontro para momentos de convívio e aprendizagem informal. 

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

  A Maratona de Cartas é o maior evento de direitos humanos organizado pela Amnistia Internacional em todo o mundo. Nos últimos meses de cada ano, mobilizamos milhões de pessoas para que atuem em defesa de pessoas e comunidades que veem os seus direitos humanos violados. Após a divulgação dos casos, milhões de pessoas aceitam fazer frente à injustiça e contribuir para um mundo mais justo: assinam petições, escrevem cartas, organizam eventos, partilham informação nas redes sociais, fazem donativos e juntam-se ao nosso movimento. A 23ª edição da Maratona de Cartas decorre em Portugal de 4 de novembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025. Os casos Uma corajosa defensora dos direitos das mulheres, Manahel al-Otaibi , está a cumprir uma pena de 11 anos de prisão na Arábia Saudita. Um tribunal para crimes de “terrorismo” aplicou-lhe uma pena incrivelmente severa apenas por promover os direitos das mulheres e por fazer publicações nas redes sociais. Qual é o problema?   Manahel ...