Avançar para o conteúdo principal

Concurso: Eu digo não ao sexismo!

 

Eu digo não ao sexismo! é um concurso destinado às alunas e aos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário das escolas públicas, privadas e profissionais do país, promovido conjuntamente pela PpDM (Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres) e pela CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género) em colaboração com a RBE (Rede de Bibliotecas Escolares).

A iniciativa vem responder aos desafios lançados pelo Conselho da Europa (CoE) na sua Recomendação, de 2019, “Combater e prevenir o sexismo” que considera a educação escolar uma das 9 áreas estratégicas para prevenir e combater os comportamentos e discriminações sexistas que afetam raparigas/ mulheres, mas também rapazes/ homens.

As bibliotecas escolares são os pontos focais das escolas para este concurso e através delas a CIG e a PpDM irão realizar, no próximo dia 12 de outubro, uma ação de formação a distância de 3 horas, acreditada, para docentes das escolas com interesse em trabalhar com as suas turmas para a participação neste concurso (inscrições). O objetivo da formação é dar a conhecer a primeira definição internacional de sexismo que esta Recomendação apresenta, bem como as ideias-chave que o CoE apresenta sobre as causas, manifestações e efeitos deste fenómeno, os principais contextos em que ele é vivenciado por raparigas/mulheres, bem como por rapazes/homens, e as propostas de ação para o prevenir. Pretende-se ainda divulgar a campanha do CoE Sexismo. Repara nele. Fala dele. Acaba com ele. É neste âmbito que o lançamento deste concurso constitui uma atividade do Projeto Europeu Mobiliza-te contra o Sexismo II, coordenado em Portugal pela PpDM.

Patrocinam este concurso a Auchan e a Xerox responsáveis pelos prémios a atribuir às equipas vencedoras.

De acordo com o Regulamento do concurso, que agora se divulga, as escolas terão de enviar até dia 10 de janeiro de 2022 os vídeos produzidos pelas suas alunas e alunos e cuja duração não poderá exceder os 3 minutos, acompanhados do respetivo formulário, bem como da declaração de aluna/o e da declaração de encarregada/o de educação. A cerimónia pública de entrega dos prémios está marcada para o dia 30 de março.

Mais informações, contacte através de concursovideonaosexismo@gmail.com.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

O 25 de abril visto de fora - Espanha

Durante o ano de 1974, Portugal ocupou as primeiras páginas de jornais, revistas e outros órgãos de comunicação social, em grande parte do mundo desenvolvido. A professora de Espanhol, Sílvia Meireles desafiou os seus alunos a pesquisarem o modo como a revolução de abril foi noticiada pelos meios de comunicação social espanhóis. O franquismo e as semelhanças entre as duas ditaduras e as condições de vida difíceis, também em Espanha, foram objeto de pesquisa que os alunos sintetizaram nos infográficos que partilhamos. A biblioteca foi o espaço de apresentação dos trabalhos para a turma e para os alunos e professores presentes.

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

Maratona de cartas da Amnistia Internacional, de 4 de dezembro a 31 de janeiro. Atividade de sensibilização para a defesa dos Direitos Humanos. Em 2023, os cinco casos de pessoas que se encontram em perigo selecionados pela Amnistia Internacional são os seguintes: Ahmed Mansoor, dos Emirados Árabes Unidos; Ana Maria Santos Cruz, do Brasil; Thapelo Mohapi e o Movimento ABM, da África do Sul; Uncle Pabai e Uncle Paul, da Austrália e Maung Sawyeddollah, de Myanmar. Podes assinar as petições online https://www.amnistia.pt/.../maratona-de-cartas.../ não esquecendo de inserir o código da escola 2683. Atividades com as turmas: os alunos e professores podem deslocar-se à Biblioteca Escolar e desenvolver uma atividade de escrita argumentativa de defesa dos casos da Amnistia. Agendar a sessão aqui: https://bibliotecaspedro.wixsite.com/biblioteca.../about-3-3