Eu digo não ao sexismo! é um concurso destinado às alunas e aos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário das escolas públicas, privadas e profissionais do país, promovido conjuntamente pela PpDM (Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres) e pela CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género) em colaboração com a RBE (Rede de Bibliotecas Escolares).
A iniciativa vem responder aos desafios lançados pelo Conselho da Europa (CoE) na sua Recomendação, de 2019, “Combater e prevenir o sexismo” que considera a educação escolar uma das 9 áreas estratégicas para prevenir e combater os comportamentos e discriminações sexistas que afetam raparigas/ mulheres, mas também rapazes/ homens.
As bibliotecas escolares são os pontos focais das escolas para este concurso e através delas a CIG e a PpDM irão realizar, no próximo dia 12 de outubro, uma ação de formação a distância de 3 horas, acreditada, para docentes das escolas com interesse em trabalhar com as suas turmas para a participação neste concurso (inscrições). O objetivo da formação é dar a conhecer a primeira definição internacional de sexismo que esta Recomendação apresenta, bem como as ideias-chave que o CoE apresenta sobre as causas, manifestações e efeitos deste fenómeno, os principais contextos em que ele é vivenciado por raparigas/mulheres, bem como por rapazes/homens, e as propostas de ação para o prevenir. Pretende-se ainda divulgar a campanha do CoE Sexismo. Repara nele. Fala dele. Acaba com ele. É neste âmbito que o lançamento deste concurso constitui uma atividade do Projeto Europeu Mobiliza-te contra o Sexismo II, coordenado em Portugal pela PpDM.
Patrocinam este concurso a Auchan e a Xerox responsáveis pelos prémios a atribuir às equipas vencedoras.
De acordo com o Regulamento do concurso, que agora se divulga, as escolas terão de enviar até dia 10 de janeiro de 2022 os vídeos produzidos pelas suas alunas e alunos e cuja duração não poderá exceder os 3 minutos, acompanhados do respetivo formulário, bem como da declaração de aluna/o e da declaração de encarregada/o de educação. A cerimónia pública de entrega dos prémios está marcada para o dia 30 de março.
Mais informações, contacte através de concursovideonaosexismo@gmail.com.
Comentários