Avançar para o conteúdo principal

Courrier Internacional de maio - já disponível na biblioteca

 

O mundo como o conhecemos acabou. Como será a nova ordem mundial depois da guerra da Ucrânia (se lá chegarmos!) é a questão do número do mês de maio da Courrier Internacional. Inclui artigos de opinião de Yuval Noah Harari - o declínio da guerra, a maior realização política e moral da civilização moderna deve-se a melhores escolhas dos seres humanos, o que significa que é reversível - e de Paul Krugman sobre as repercusões da guerra na economia global. Tem, ainda, muitos outros artigos de interesse sobre o ambiente, as tecnologias e o lazer, entre outros. 

Outro artigo a ler com atenção diz respeito à necessidade, mais premente após a pandemia, de muitas pessoas se questionarem sobre o sentido da vida. Há quinze anos 30% dos alemães diziam-se indiferentes perante esta questão, hoje, esta percentagem desceu para  menos de 20%. Parece que as pessoas que encontram um sentido para a sua vida são mais saudáveis. O problema é que não há, ainda um medicamento que se possa ir comprar à farmácia!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Jogos de tabuleiro - um sucesso

Com uma média de 35 utilizações por dia, os jogos de tabuleiro têm sido um sucesso. Uma das mais recentes iniciativas da biblioteca tem sido a criação de um espaço dedicado aos jogos de tabuleiro, que tem registado um enorme sucesso. Este espaço oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver competências como o pensamento estratégico, a colaboração e a resolução de problemas. Os jogos de tabuleiro têm atraído um grande número de alunos, tornando-se um ponto de encontro para momentos de convívio e aprendizagem informal. 

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

A Vida no Céu de José Eduardo Agualusa

  A vida no Céu, um romance de José Eduardo Agualusa que nos obriga a refletir sobre as questões da sustentabilidade, tem como subtítulo “Romance para Jovens e Outros Sonhadores”. A ação localiza-se num futuro não datado, 30 anos depois do grande dilúvio que submergiu os pontos mais elevados da Terra. A vida sobre as águas tornou-se insustentável, devido à temperatura e à toxicidade dos mares. Os sobreviventes vivem nas nuvens, no céu, em grandes ou pequenos aglomerados populacionais. Há dirigíveis enormes, com nomes como Xangai, New York e São Paulo; as famílias mais pobres, sem meios para comprar apartamentos nessas cidades flutuantes, construíram balões, muitos deles rudimentares. Depois da apresentação e análise desta obra, terminaremos com uma atividade interativa, envolvendo todos os participantes na sessão. A atividade foi um sucesso. Muito formativa e interativa.