Avançar para o conteúdo principal

Transformar a educação: dá voz às tuas ideias

Sugestão de atividade:

Qual o papel das tecnologias digitais na escola/educação?

Vídeo de introdução à reflexão:



Partindo de um testemunho do vídeo Transforming Virtual Learning & Education (5: 55’ a 8:32’) [1] e, apelando à importância da experiência de vida de cada um, com os colegas e amigos, a família e a comunidade, o professor lança a discussão na turma, a qual pode ter o formato do debate da RTP, Prós e Contras.

Apresentam-se, de seguida, questões que podem facilitar o processo de argumentação e de contra-argumentação.

Questões:
A pandemia Covid-19 causou irreversivelmente uma grande mudança no uso de tecnologias digitais em sala de aula?
As tecnologias digitais melhoram a nossa experiência de aprendizagem? A que níveis?Armazenamento de informação?
Reunião de pessoas e convívio?
Colaboração?
Recursos gratuitos e de acesso aberto?
Flexibilidade de tempo e espaço?
Adaptação às necessidades de cada um?
As tecnologias digitais melhoram a nossa… saúde? ... segurança? O controlo digital nos diversos setores da vida diária não pode ameaçar a liberdade individual e a privacidade?
Nas redes sociais digitais observa-se o crescimento do discurso de ódio e da violência provocado pela discriminação de pessoas, devido ao uso de novas ferramentas, como o cancelamento social?
As tecnologias digitais melhoram a possibilidade de estar informado e de comunicar?Há pessoas e governos que intencionalmente espalham desinformação?
Há algoritmos e equipas de pessoas criadas por grandes empresas privadas de tecnologias que intencionalmente manipulam e apagam [filme The Cleaners] a realidade?
As tecnologias digitais melhoram a qualidade das nossas aprendizagens?Será que as tecnologias digitais não roubam a atenção humana [2]?
A tecnologia digital contribui para o equilíbrio ecológico do Planeta?O fabrico de baterias e o lixo eletrónico maciço não podem ser prejudiciais ao ambiente?
Há a possibilidade de as tecnologias digitais virem a substituir o papel dos professores?
Concorda com a oradora: as tecnologias digitais “passaram a ser uma necessidade extrema para as crianças aprenderem”?
Qual será o papel das tecnologias digitais na escola/ educação em 2030 e mais além?

Referências
Accenture. (2022). 5G: Transforming Virtual Learning & Education. Barcelona: Mobile World Congress. https://www.youtube.com/watch?v=bUvRUbiCi8s
As nossas opiniões são mais moldadas pelo que aprendemos em linha do que pelo que aprendemos nas escolas? Portugal: RBE. https://blogue.rbe.mec.pt/as-nossas-opinioes-sao-mais-moldadas-2424403
Adaptado de: RBE

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Direitos Humanos - Cidadania - Colaboração com a BE - Infográficos das turmas C e D do 7º ano

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

Maratona de cartas da Amnistia Internacional, de 4 de dezembro a 31 de janeiro. Atividade de sensibilização para a defesa dos Direitos Humanos. Em 2023, os cinco casos de pessoas que se encontram em perigo selecionados pela Amnistia Internacional são os seguintes: Ahmed Mansoor, dos Emirados Árabes Unidos; Ana Maria Santos Cruz, do Brasil; Thapelo Mohapi e o Movimento ABM, da África do Sul; Uncle Pabai e Uncle Paul, da Austrália e Maung Sawyeddollah, de Myanmar. Podes assinar as petições online https://www.amnistia.pt/.../maratona-de-cartas.../ não esquecendo de inserir o código da escola 2683. Atividades com as turmas: os alunos e professores podem deslocar-se à Biblioteca Escolar e desenvolver uma atividade de escrita argumentativa de defesa dos casos da Amnistia. Agendar a sessão aqui: https://bibliotecaspedro.wixsite.com/biblioteca.../about-3-3