Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de setembro, 2025

Entre quem lê!

  Entre quem lê! Conversa com a BookToker Maria João Faria. Com a excelente moderação da Ana Rafaela Castanheira, aluna do 12º C, a sessão de ontem foi muito informativa e inspiradora. Duas jovens, à conversa sobre livros e leituras, mostraram como a leitura está presente nas suas vidas e nas de muitos jovens, contrariando um certo catastrofismo sobre os hábitos de leitura dos nossos alunos. A Escola Secundária São Pedro agradece ao Município de Vila Real este momento de diálogo sobre livros, que pode inspirar novas formas de ler e viver os livros.

Cartas à Democracia

Está disponível, na biblioteca escolar, a exposição "Democracia aqui tão perto", com incidência na caracterização e explicação da importância e papel das eleições autárquicas. A exposição e as atividades de exploração sugeridas adequam-se a todos os anos de escolaridade e pretende-se  que seja uma  experiência pedagógica significativa , que promova competências de interpretação, pensamento crítico e participação cívica. A exposição oferece uma oportunidade de: Explorar criticamente os conteúdos apresentados, a partir de diferentes perspetivas disciplinares; Refletir sobre a democracia enquanto valor central da cidadania e sobre os riscos que enfrenta nas sociedades contemporâneas; Envolver os alunos em atividades ativas , como a elaboração de Cartas à Democracia ou de reflexão sobre a sua autarquia, que traduzam os seus compromissos pessoais com os valores democráticos. Os cartazes expostos:        Avaliação:

Guia para uma utilização ética e responsável da Inteligência Artificial

Com o objetivo de promover uma utilização ética, responsável e pedagógica da Inteligência Artificial Generativa (IA) por alunos e professores e de modo a que as aprendizagens sejam efetivas, se estimule a criatividade e as competências críticas com preocupações de integridade académica, sustentabilidade ambiental e respeito pela privacidade, a BE propõe um conjunto de diretrizes para apoiar o currículo e as práticas de ensino para todas as disciplinas e projetos da escola. Guia com mais informações