Avançar para o conteúdo principal

7 Dias, 7 Dicas sobre os Media

O Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GILM) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), em parceria com a Direção Geral da Educação (DGE) e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) lançam, pela segunda vez, o concurso 7 dias, 7 dicas sobre os media.
Este desafio, dirigido a duas categorias de alunos – 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário – tem como objetivos fomentar o uso crítico e criativo dos media, uma utilização mais segura da Internet e o respeito pelos direitos de autor, bem como estimular dentro das escolas a colaboração entre professores, alunos, jornais, rádios, televisões e bibliotecas escolares no âmbito da Educação para os Media.
A participação no concurso é feita através da produção de dicas (alertas, recomendações e conselhos) em formatos diversos (áudio, vídeo, apresentação eletrónica ou cartaz), fixando-se em 21 de março a data limite para a entrega dos trabalhos.
Os temas base para a produção das Dicas são:
  • O uso dos media na sala de aula e na biblioteca;
  • A segurança nos telemóveis e nas redes sociais;
  • Como evitar o plágio.
  • Os alunos autores dos trabalhos vencedores em cada categoria (num máximo de três por cada trabalho), serão distinguidos individualmente com tablets e os professores orientadores receberão um pacote de materiais pedagógicos para a promoção da literacia para os media junto dos seus alunos.
    Consultar o regulamento em:
    http://www.rbe.min-edu.pt/np4/1076.html

    Comentários

    Mensagens populares deste blogue

    Jogos de tabuleiro - um sucesso

    Com uma média de 35 utilizações por dia, os jogos de tabuleiro têm sido um sucesso. Uma das mais recentes iniciativas da biblioteca tem sido a criação de um espaço dedicado aos jogos de tabuleiro, que tem registado um enorme sucesso. Este espaço oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver competências como o pensamento estratégico, a colaboração e a resolução de problemas. Os jogos de tabuleiro têm atraído um grande número de alunos, tornando-se um ponto de encontro para momentos de convívio e aprendizagem informal. 

    Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

    A Vida no Céu de José Eduardo Agualusa

      A vida no Céu, um romance de José Eduardo Agualusa que nos obriga a refletir sobre as questões da sustentabilidade, tem como subtítulo “Romance para Jovens e Outros Sonhadores”. A ação localiza-se num futuro não datado, 30 anos depois do grande dilúvio que submergiu os pontos mais elevados da Terra. A vida sobre as águas tornou-se insustentável, devido à temperatura e à toxicidade dos mares. Os sobreviventes vivem nas nuvens, no céu, em grandes ou pequenos aglomerados populacionais. Há dirigíveis enormes, com nomes como Xangai, New York e São Paulo; as famílias mais pobres, sem meios para comprar apartamentos nessas cidades flutuantes, construíram balões, muitos deles rudimentares. Depois da apresentação e análise desta obra, terminaremos com uma atividade interativa, envolvendo todos os participantes na sessão. A atividade foi um sucesso. Muito formativa e interativa.