Avançar para o conteúdo principal

Li e recomendo




Numa indeterminada e super-tecnológica civilização do futuro, um regime totalitário determinado a garantir a “felicidade” dos seus súbditos proíbe severamente a posse e a leitura de livros; quem quer que seja apanhado na sua posse é preso, e os livros e a sua casa queimados pelos bombeiros, que, mais do que apagar, ateiam incêndios. O protagonista Montag, anteriormente um zeloso executor, começa gradualmente a acumular dúvidas sobre o seu trabalho. O cenário da obra de ficção-científica é muito invulgar: sem alienígenas ou naves espaciais, sem artefactos engenhosos ou armas mirabolantes... À morte da cultura corresponde, no romance, o triunfo da destruição, primeiro das mentes, e depois dos corpos.

Ao contrário do que eu julgava antes de ler a obra, um romance não retrata necessariamente situações amorosas mas sim conflituosas. Considero então este romance muito bom, uma vez que o enredo é interessantíssimo. Simples e complexo, calmo e violento, esta obra provoca no leitor uma série de emoções que o prendem à narrativa.

Apesar de tudo, o que, na minha opinião, é mais relevante na obra é a mensagem que transmite, podendo ser interpretada da seguinte maneira: uma pessoa culta tem, logicamente, mais conhecimentos e, dessa maneira, percebe melhor as ações que ocorrem na vida. Sem a cultura, podemos nos deixar ser controlados e reprimidos pois não conhecemos outra maneira de viver se não aquela em que nos encontramos nesse momento. Uma das maiores fontes de saber e cultura são os livros e por isso é que é tão importante lê-los.

Concluindo, recomendo a leitura desta obra (e outras) a todos os adolescentes e mais velhos que procuram uma aventura a valer.

 Rafael Matias 10º B

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Direitos Humanos - Cidadania - Colaboração com a BE - Infográficos das turmas C e D do 7º ano

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

Maratona de cartas da Amnistia Internacional, de 4 de dezembro a 31 de janeiro. Atividade de sensibilização para a defesa dos Direitos Humanos. Em 2023, os cinco casos de pessoas que se encontram em perigo selecionados pela Amnistia Internacional são os seguintes: Ahmed Mansoor, dos Emirados Árabes Unidos; Ana Maria Santos Cruz, do Brasil; Thapelo Mohapi e o Movimento ABM, da África do Sul; Uncle Pabai e Uncle Paul, da Austrália e Maung Sawyeddollah, de Myanmar. Podes assinar as petições online https://www.amnistia.pt/.../maratona-de-cartas.../ não esquecendo de inserir o código da escola 2683. Atividades com as turmas: os alunos e professores podem deslocar-se à Biblioteca Escolar e desenvolver uma atividade de escrita argumentativa de defesa dos casos da Amnistia. Agendar a sessão aqui: https://bibliotecaspedro.wixsite.com/biblioteca.../about-3-3

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E