Avançar para o conteúdo principal

Amnistia Internacional - Maratona de Cartas

Maratonas de cartas - Os casos de 2016


As cartas para assinares estão disponíveis na Biblioteca durante toda a semana.



Annie Alfred (Malawi)

Annie Alfred é como qualquer outra criança no Malawi, mas algumas pessoas acreditam que o seu corpo tem poderes mágicos. Os ossos das pessoas albinas são vendidos a praticantes de medicina tradicional para uso em feitiços, amuletos e poções, na crença de que trazem riqueza e boa-sorte. Este comércio macabro de partes dos corpos de albinos é também alimentado pela convicção de que os seus ossos contêm ouro.



Edward Snowden partilhou documentos dos serviços secretos norte-americanos com jornalistas e, desta forma, revelou que os governos vigiam os nossos dados pessoais: emails, localização de comunicações telefónicas, histórico de internet e muito mais. Tudo sem o nosso conhecimento.Snowden lançou um movimento global de defesa da privacidade na era digital.


Eren Keskin (Turquia)

Advogada e antiga diretora de um jornal, Eren Keskin é uma voz crítica do Estado turco há décadas. Há 11 anos um dos seus discursos enfureceu as autoridades, acusando o Estado de “assassinar uma criança de 12 anos”: Uğur Kaymaz. Para Eren, a morte desta criança às mãos do exército, em 2004, é uma das muitas manchas na história da Turquia, pelas quais as autoridades têm de ser responsabilizadas.




Shawkan
(Egito)

Mahmoud Abu Zeid, mais conhecido como Shawkan, estava apenas a fazer o seu trabalho, como fotojornalista, quando foi detido. Cobria a manifestação de 14 de agosto de 2013 no Cairo e fotografou a intervenção brutal das forças de segurança. A polícia identificou-o, prendeu-o e torturou-o. Está detido há três anos numa prisão no Cairo e, apesar de lhe ter sido diagnosticada hepatite C, é lhe negado qualquer tratamento médico.

Mais informações aqui

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Direitos Humanos - Cidadania - Colaboração com a BE - Infográficos das turmas C e D do 7º ano

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

Maratona de cartas da Amnistia Internacional, de 4 de dezembro a 31 de janeiro. Atividade de sensibilização para a defesa dos Direitos Humanos. Em 2023, os cinco casos de pessoas que se encontram em perigo selecionados pela Amnistia Internacional são os seguintes: Ahmed Mansoor, dos Emirados Árabes Unidos; Ana Maria Santos Cruz, do Brasil; Thapelo Mohapi e o Movimento ABM, da África do Sul; Uncle Pabai e Uncle Paul, da Austrália e Maung Sawyeddollah, de Myanmar. Podes assinar as petições online https://www.amnistia.pt/.../maratona-de-cartas.../ não esquecendo de inserir o código da escola 2683. Atividades com as turmas: os alunos e professores podem deslocar-se à Biblioteca Escolar e desenvolver uma atividade de escrita argumentativa de defesa dos casos da Amnistia. Agendar a sessão aqui: https://bibliotecaspedro.wixsite.com/biblioteca.../about-3-3