Avançar para o conteúdo principal

ESCOLA S/3 S. PEDRO NO PARLAMENTO DOS JOVENS





No âmbito do Projeto “Parlamento dos Jovens 2016/2017” do Ensino Secundário, constante do Plano anual de Atividades da Escola S/3 S. Pedro, decorreu nos dias 8 e 9 de maio, na Assembleia da República, a Sessão Nacional do mesmo projeto, com a presença dos quatro jovens deputados representantes do círculo eleitoral de Vila Real, estando a Escola S/3 S. Pedro representada pelos alunos/deputados, Margarida Lourenço, 11º G e José Carlos,11º H.

O programa “Parlamento dos Jovens” organizado pela Assembleia da República começou a ser desenvolvido a nível da Escola com a Sessão Escolar precedida do ato eleitoral, estando envolvidas cinco listas candidatas com dez deputados em cada lista. Destes deputados foram eleitos quatro, para representar a Escola na sessão distrital e, finalmente também foram eleitos quatro deputados para representar o Distrito de Vila Real.
Para o evento mencionado, a Escola S/3 S. Pedro também se fez acompanhar de uma jornalista, Rita Brás, 10º E, cujo objectivo seria fazer a notícia desta atividade, tendo tido a oportunidade de presenciar, in loco, as virtudes  deste programa, cujo tema debatido foi os “40 anos de Constituição da República Portuguesa e do Poder Autárquico. A que temos e a que queremos – desafios ao poder local.”
Esta experiência permitiu aos jovens deputados presentes na Sessão Nacional manifestarem a sua opinião e quando questionados pela jornalista, todos consideraram que “É uma experiência única, inesquecível e sobretudo é importante a realização de uma atividade deste género que dá voz a nós, jovens, o futuro do nosso país.”

por Rita Brás, 10º E

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Direitos Humanos - Cidadania - Colaboração com a BE - Infográficos das turmas C e D do 7º ano

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

Maratona de cartas da Amnistia Internacional, de 4 de dezembro a 31 de janeiro. Atividade de sensibilização para a defesa dos Direitos Humanos. Em 2023, os cinco casos de pessoas que se encontram em perigo selecionados pela Amnistia Internacional são os seguintes: Ahmed Mansoor, dos Emirados Árabes Unidos; Ana Maria Santos Cruz, do Brasil; Thapelo Mohapi e o Movimento ABM, da África do Sul; Uncle Pabai e Uncle Paul, da Austrália e Maung Sawyeddollah, de Myanmar. Podes assinar as petições online https://www.amnistia.pt/.../maratona-de-cartas.../ não esquecendo de inserir o código da escola 2683. Atividades com as turmas: os alunos e professores podem deslocar-se à Biblioteca Escolar e desenvolver uma atividade de escrita argumentativa de defesa dos casos da Amnistia. Agendar a sessão aqui: https://bibliotecaspedro.wixsite.com/biblioteca.../about-3-3

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E