Avançar para o conteúdo principal

ESCOLA S/3 S. PEDRO NO PARLAMENTO DOS JOVENS





No âmbito do Projeto “Parlamento dos Jovens 2016/2017” do Ensino Secundário, constante do Plano anual de Atividades da Escola S/3 S. Pedro, decorreu nos dias 8 e 9 de maio, na Assembleia da República, a Sessão Nacional do mesmo projeto, com a presença dos quatro jovens deputados representantes do círculo eleitoral de Vila Real, estando a Escola S/3 S. Pedro representada pelos alunos/deputados, Margarida Lourenço, 11º G e José Carlos,11º H.

O programa “Parlamento dos Jovens” organizado pela Assembleia da República começou a ser desenvolvido a nível da Escola com a Sessão Escolar precedida do ato eleitoral, estando envolvidas cinco listas candidatas com dez deputados em cada lista. Destes deputados foram eleitos quatro, para representar a Escola na sessão distrital e, finalmente também foram eleitos quatro deputados para representar o Distrito de Vila Real.
Para o evento mencionado, a Escola S/3 S. Pedro também se fez acompanhar de uma jornalista, Rita Brás, 10º E, cujo objectivo seria fazer a notícia desta atividade, tendo tido a oportunidade de presenciar, in loco, as virtudes  deste programa, cujo tema debatido foi os “40 anos de Constituição da República Portuguesa e do Poder Autárquico. A que temos e a que queremos – desafios ao poder local.”
Esta experiência permitiu aos jovens deputados presentes na Sessão Nacional manifestarem a sua opinião e quando questionados pela jornalista, todos consideraram que “É uma experiência única, inesquecível e sobretudo é importante a realização de uma atividade deste género que dá voz a nós, jovens, o futuro do nosso país.”

por Rita Brás, 10º E

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Newsletter de fim de ano | 2025-2026

Divulgamos a Newsletter de fim de ano com uma seleção das principais atividades desenvolvidas. Ao longo do ano letivo 2025-2026, a Biblioteca trabalhou em articulação com diferentes disciplinas e departamentos, apoiando projetos de leitura, atividades de literacia da informação, literacia mediática, cidadania, ciência, filosofia, comunicação oral e escrita. Projetos como o “10 Minutos a Ler” , o “Ler+Ciência” , as atividades ligadas ao 25 de Abril , à literacia mediática , aos Direitos Humanos , à Inteligência Artificial , à diversidade cultural , aos encontros com escritores , às exposições temáticas e à produção de podcasts, vídeos, textos, poemas, fanzines e trabalhos de investigação mostram que a biblioteca é hoje um espaço de aprendizagem ativa e significativa. O que fazemos é, sobretudo, criar pontes. Pontes entre disciplinas, entre professores, entre alunos, entre leitura e pensamento crítico, entre currículo e mundo. A Biblioteca ajuda os alunos a ler melhor, mas também a per...