Avançar para o conteúdo principal

A Menina a Ler Sonha com o Mar



Projeto Ler+Mar

Chega ao fim um projeto de dois anos letivos que envolveu todos os alunos que concluíram o 9.º ano bem como os seus professores. Além de todos os trabalhos disciplinares e interdisciplinares que foram sendo divulgados ao longo dos últimos dois anos, este trabalho final que agora se apresenta é constituído pelo conto A Menina a Ler Sonha com o Mar escrito e ilustrado pelos alunos com a preciosa colaboração da professora de História, Rosalina Sampaio e dos professores de Educação Visual, Aida Moura, David Dias e Helena Lobo. 
Agradecemos também a colaboração do professor Alexandre Breda, sem a qual este projeto  dificilmente veria a luz do dia.
A equipa da Biblioteca Escolar agradece a todos os professores e alunos que ao longo destes últimos dois anos contribuíram para o sucesso deste projeto.









Comentários

Mensagens populares deste blogue

2º café filosófico - Há guerras justas?

Decorreu, dia 7 de dezembro, o segundo café filosófico do ano. Ainda sobre a questão de saber se há guerras justas e com a presença do Professor Pedro Miranda, o debate contou com a presença de duas turmas de 10º ano: A e B.   A análise do caso de Dietrich Bonhoeffer, pastor luterano que participou na tentativa (sem êxito)  de assassinar Hitler, em consequência do qual foi executado, permitiu algumas analogias com a situação atual. O que é legítimo fazer em situação de guerra? como podem os pacifistas permanecer alheados das consequências da guerra? Estas e outras questões, algumas muito pertinentes levantadas pelos alunos, permitiram clarificar o problema, perceber os seus contornos, contradições e paradoxos.  Agradecemos profundamente ao Professsor Pedro Miranda, pela partilha e pela gentileza com que clatificou as dúvidas e questões dos alunos (que, entusiasticamente, permaneceram na sala já bem depois do toque de saída!).

Projeto de leitura - 9.º G Leonor Moreira

Transformar a educação: dá voz às tuas ideias

Sugestão de atividade: Qual o papel das tecnologias digitais na escola/educação? Vídeo de introdução à reflexão: Partindo de um testemunho do vídeo Transforming Virtual Learning & Education (5: 55’ a 8:32’) [1] e, apelando à importância da experiência de vida de cada um, com os colegas e amigos, a família e a comunidade, o professor lança a discussão na turma, a qual pode ter o formato do debate da RTP, Prós e Contras. Apresentam-se, de seguida, questões que podem facilitar o processo de argumentação e de contra-argumentação. Questões: A pandemia Covid-19 causou irreversivelmente uma grande mudança no uso de tecnologias digitais em sala de aula? As tecnologias digitais melhoram a nossa experiência de aprendizagem? A que níveis?Armazenamento de informação? Reunião de pessoas e convívio? Colaboração? Recursos gratuitos e de acesso aberto? Flexibilidade de tempo e espaço? Adaptação às necessidades de cada um? As tecnologias digitais melhoram a nossa… saúde? ... segurança? O controlo d