Avançar para o conteúdo principal

Aula Aberta


Palestra pelo Enfermeiro José Guedes sobre violência e abusos


Realizou-se esta quinta-feira, na sala 4D, pelas 17h30, uma conferência, em aula aberta de EMRC, conduzida pelo Enfermeiro José Faceira Guedes, do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTAD), especialista em saúde mental e psiquiatria, Mestre em Bioética, integrada no Projeto de Educação Sexual. 
Durante os cerca de 45 minutos da sessão, o profissional de Saúde principiou por abordar possíveis consequências, ao nível dos relacionamentos sociais, de um possível isolamento dos adolescentes, das suas práticas e conceções acerca do outro e da sua dignidade, com base em pesquisa recente, dos consumos de pornografia.
Em um segundo momento, atinente à questão dos abusos sexuais, o especialista referiu-se à frequência com que estes sucedem no seio familiar, destacando a posição de vulnerabilidade e/ou subalternidade em que, por regra, se encontra o abusado (muitas vezes, silencioso e silenciado pelo abusador). Sublinhou o conferencista, neste contexto ainda, que o abuso sexual não implica, necessariamente, um contacto físico (maxime, divulgação de fotografias com alguém despido nelas presente). A importância da denúncia, de alguém abusado não se deixar ficar isolado, contando/confiando a uma figura próxima de referência (a experiência por que passou/está a passar), igualmente destacada.
Nesta sessão, não deixou, do mesmo modo, de se alertar para relações adolescentes de tipo patológico, em namoros em que um dos membros (desse relacionamento), por uma vinculação emocional de grande intensidade, permitir ser molestada, permanecendo no relacionamento apesar dos abusos (ex:"vou continuar o namoro, se não, perco-o!"). A urgência e a capacidade de desenvolver a assertividade e dizer "não" sempre que necessário, eis a divisa deixada.






Professor Pedro Miranda

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

Jogos de tabuleiro - um sucesso

Com uma média de 35 utilizações por dia, os jogos de tabuleiro têm sido um sucesso. Uma das mais recentes iniciativas da biblioteca tem sido a criação de um espaço dedicado aos jogos de tabuleiro, que tem registado um enorme sucesso. Este espaço oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver competências como o pensamento estratégico, a colaboração e a resolução de problemas. Os jogos de tabuleiro têm atraído um grande número de alunos, tornando-se um ponto de encontro para momentos de convívio e aprendizagem informal. 

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

  A Maratona de Cartas é o maior evento de direitos humanos organizado pela Amnistia Internacional em todo o mundo. Nos últimos meses de cada ano, mobilizamos milhões de pessoas para que atuem em defesa de pessoas e comunidades que veem os seus direitos humanos violados. Após a divulgação dos casos, milhões de pessoas aceitam fazer frente à injustiça e contribuir para um mundo mais justo: assinam petições, escrevem cartas, organizam eventos, partilham informação nas redes sociais, fazem donativos e juntam-se ao nosso movimento. A 23ª edição da Maratona de Cartas decorre em Portugal de 4 de novembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025. Os casos Uma corajosa defensora dos direitos das mulheres, Manahel al-Otaibi , está a cumprir uma pena de 11 anos de prisão na Arábia Saudita. Um tribunal para crimes de “terrorismo” aplicou-lhe uma pena incrivelmente severa apenas por promover os direitos das mulheres e por fazer publicações nas redes sociais. Qual é o problema?   Manahel ...