Avançar para o conteúdo principal

Aula Aberta


Palestra pelo Enfermeiro José Guedes sobre violência e abusos


Realizou-se esta quinta-feira, na sala 4D, pelas 17h30, uma conferência, em aula aberta de EMRC, conduzida pelo Enfermeiro José Faceira Guedes, do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTAD), especialista em saúde mental e psiquiatria, Mestre em Bioética, integrada no Projeto de Educação Sexual. 
Durante os cerca de 45 minutos da sessão, o profissional de Saúde principiou por abordar possíveis consequências, ao nível dos relacionamentos sociais, de um possível isolamento dos adolescentes, das suas práticas e conceções acerca do outro e da sua dignidade, com base em pesquisa recente, dos consumos de pornografia.
Em um segundo momento, atinente à questão dos abusos sexuais, o especialista referiu-se à frequência com que estes sucedem no seio familiar, destacando a posição de vulnerabilidade e/ou subalternidade em que, por regra, se encontra o abusado (muitas vezes, silencioso e silenciado pelo abusador). Sublinhou o conferencista, neste contexto ainda, que o abuso sexual não implica, necessariamente, um contacto físico (maxime, divulgação de fotografias com alguém despido nelas presente). A importância da denúncia, de alguém abusado não se deixar ficar isolado, contando/confiando a uma figura próxima de referência (a experiência por que passou/está a passar), igualmente destacada.
Nesta sessão, não deixou, do mesmo modo, de se alertar para relações adolescentes de tipo patológico, em namoros em que um dos membros (desse relacionamento), por uma vinculação emocional de grande intensidade, permitir ser molestada, permanecendo no relacionamento apesar dos abusos (ex:"vou continuar o namoro, se não, perco-o!"). A urgência e a capacidade de desenvolver a assertividade e dizer "não" sempre que necessário, eis a divisa deixada.






Professor Pedro Miranda

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

Cartas à Democracia

Está disponível, na biblioteca escolar, a exposição "Democracia aqui tão perto", com incidência na caracterização e explicação da importância e papel das eleições autárquicas. A exposição e as atividades de exploração sugeridas adequam-se a todos os anos de escolaridade e pretende-se  que seja uma  experiência pedagógica significativa , que promova competências de interpretação, pensamento crítico e participação cívica. A exposição oferece uma oportunidade de: Explorar criticamente os conteúdos apresentados, a partir de diferentes perspetivas disciplinares; Refletir sobre a democracia enquanto valor central da cidadania e sobre os riscos que enfrenta nas sociedades contemporâneas; Envolver os alunos em atividades ativas , como a elaboração de Cartas à Democracia ou de reflexão sobre a sua autarquia, que traduzam os seus compromissos pessoais com os valores democráticos. Os cartazes expostos:        Avaliação:

A Vida no Céu de José Eduardo Agualusa

  A vida no Céu, um romance de José Eduardo Agualusa que nos obriga a refletir sobre as questões da sustentabilidade, tem como subtítulo “Romance para Jovens e Outros Sonhadores”. A ação localiza-se num futuro não datado, 30 anos depois do grande dilúvio que submergiu os pontos mais elevados da Terra. A vida sobre as águas tornou-se insustentável, devido à temperatura e à toxicidade dos mares. Os sobreviventes vivem nas nuvens, no céu, em grandes ou pequenos aglomerados populacionais. Há dirigíveis enormes, com nomes como Xangai, New York e São Paulo; as famílias mais pobres, sem meios para comprar apartamentos nessas cidades flutuantes, construíram balões, muitos deles rudimentares. Depois da apresentação e análise desta obra, terminaremos com uma atividade interativa, envolvendo todos os participantes na sessão. A atividade foi um sucesso. Muito formativa e interativa.