Avançar para o conteúdo principal

A tradição permite faltar à escola?

O Direito à educação é universal ou relativo? Pode um tribunal permitir que uma criança falte à escola porque é tradição na sua cultura? Deve o direito à identidade cultural sobrepor-se ao direito à educação?

A convite do professor Pedro Miranda, tivemos a presença na nossa escola do Magistrado do Ministério Público, Dr Luís Bravo, para discutir esta questão com algumas turmas de 10.º e 11.º anos.

A aluna de 10.º ano, Rafaela Carvalhais abriu o debate com a introdução do tema e apresentação dos princípios filosóficos que devemos convocar para uma discussão mais informada.

Foi uma sessão muito participada e com muito interesse para os alunos e professores presentes.








Comentários

Mensagens populares deste blogue

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

Cartas à Democracia

Está disponível, na biblioteca escolar, a exposição "Democracia aqui tão perto", com incidência na caracterização e explicação da importância e papel das eleições autárquicas. A exposição e as atividades de exploração sugeridas adequam-se a todos os anos de escolaridade e pretende-se  que seja uma  experiência pedagógica significativa , que promova competências de interpretação, pensamento crítico e participação cívica. A exposição oferece uma oportunidade de: Explorar criticamente os conteúdos apresentados, a partir de diferentes perspetivas disciplinares; Refletir sobre a democracia enquanto valor central da cidadania e sobre os riscos que enfrenta nas sociedades contemporâneas; Envolver os alunos em atividades ativas , como a elaboração de Cartas à Democracia ou de reflexão sobre a sua autarquia, que traduzam os seus compromissos pessoais com os valores democráticos. Os cartazes expostos:        Avaliação: