Avançar para o conteúdo principal

O Jornal vai à Escola

 


Projeto do Jornal "A voz de Trás os Montes". 
Com o objetivo de promover a Literacia dos Media, envolver os professores e mobilizar os alunos, o Jornal "A Voz de Trás-os-Montes" abre as portas à Comunidade Escolar para dar a conhecer como se produz a emissão de um semanário.
 A matriz definida para este projeto implica uma interação entre a equipa d’ “A Voz de Trás-os-Montes” (um jornalista, um fotojornalista e um maquetista) e os alunos. Este momento terá a duração de uma manhã ou tarde (em cada escola e agrupamento) e será complementado com a realização de uma palestra onde se explica o “mundo” do jornalismo e se pretende incentivar o gosto dos alunos por esta área, desde a leitura à escrita regular. No final do projeto elaborar-se-á um suplemento de 28 páginas com tiragem de 6.000 exemplares, onde daremos conta das atividades desenvolvidas em cada estabelecimento de ensino, sendo a produção do mesmo efetuada com colaboração dos alunos selecionados pela escola que terão um papel ativo na concretização do mesmo. Distribuiremos o suplemento (gratuitamente) com a edição do jornal e disponibilizaremos cerca de 750 exemplares para as escolas/agrupamentos aderentes. A par disso, o Jornal “A Voz de Trás-os-Montes” irá oferecer às escolas e agrupamentos a assinatura do jornal, com a duração de um ano.

Mais informações: aqui

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Direitos Humanos - Cidadania - Colaboração com a BE - Infográficos das turmas C e D do 7º ano

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

Maratona de cartas da Amnistia Internacional, de 4 de dezembro a 31 de janeiro. Atividade de sensibilização para a defesa dos Direitos Humanos. Em 2023, os cinco casos de pessoas que se encontram em perigo selecionados pela Amnistia Internacional são os seguintes: Ahmed Mansoor, dos Emirados Árabes Unidos; Ana Maria Santos Cruz, do Brasil; Thapelo Mohapi e o Movimento ABM, da África do Sul; Uncle Pabai e Uncle Paul, da Austrália e Maung Sawyeddollah, de Myanmar. Podes assinar as petições online https://www.amnistia.pt/.../maratona-de-cartas.../ não esquecendo de inserir o código da escola 2683. Atividades com as turmas: os alunos e professores podem deslocar-se à Biblioteca Escolar e desenvolver uma atividade de escrita argumentativa de defesa dos casos da Amnistia. Agendar a sessão aqui: https://bibliotecaspedro.wixsite.com/biblioteca.../about-3-3

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E