Avançar para o conteúdo principal

Dia Mundial da Filosofia - Parlamento dos Jovens - Debates na Biblioteca

 Apresentamos alguns recursos para os debates na biblioteca, no dia 18 de novembro. Os debates incidirão sobre o tema do Parlamento dos Jovens para o Ensino Secundário: O impacto da desinformação na democracia. 

Porque um dos desígnios da Filosofia no Ensino Secundário é a promoção de uma leitura crítica da realidade contemporânea assim como uma  reflexão sobre os seus problemas éticos e políticos, pretendemos, com esta atividade, que os alunos mobilizem o conhecimento filosófico e as suas competências analíticas e reflexivas para decidirem uma ação - o que podemos fazer e inferirem um princípio ético universal - porque devemos fazê-lo.







Questões para debate:

• Será Portugal, relativamente a outros países da União Europeia, mais vulnerável ao fenómeno das fake news? 
• Como pode o Estado proteger a sociedade contra pessoas singulares ou coletivas que produzam, reproduzam ou difundam narrativa considerada desinformação? 
• Como podem as políticas nacionais prevenir a disseminação das notícias falsas e incentivar a sua diminuição? 
• Que medidas deverão ser adotadas no imediato para sensibilizar os mais vulneráveis para as consequências da desinformação? 
• Que mecanismos devem ser criados para melhorar a capacidade das instituições para detetar, analisar e denunciar a desinformação? 
• Que medidas devem ser tomadas para defender os processos democráticos e preservar a confiança dos cidadãos nas instituições públicas, tanto a nível nacional como a nível da União? 
• De que forma pode cada um de nós contribuir para fazer face a este fenómeno?

Mais informações aqui


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Direitos Humanos - Cidadania - Colaboração com a BE - Infográficos das turmas C e D do 7º ano

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

Maratona de cartas da Amnistia Internacional, de 4 de dezembro a 31 de janeiro. Atividade de sensibilização para a defesa dos Direitos Humanos. Em 2023, os cinco casos de pessoas que se encontram em perigo selecionados pela Amnistia Internacional são os seguintes: Ahmed Mansoor, dos Emirados Árabes Unidos; Ana Maria Santos Cruz, do Brasil; Thapelo Mohapi e o Movimento ABM, da África do Sul; Uncle Pabai e Uncle Paul, da Austrália e Maung Sawyeddollah, de Myanmar. Podes assinar as petições online https://www.amnistia.pt/.../maratona-de-cartas.../ não esquecendo de inserir o código da escola 2683. Atividades com as turmas: os alunos e professores podem deslocar-se à Biblioteca Escolar e desenvolver uma atividade de escrita argumentativa de defesa dos casos da Amnistia. Agendar a sessão aqui: https://bibliotecaspedro.wixsite.com/biblioteca.../about-3-3