Avançar para o conteúdo principal

Courrier Internacional de dezembro

Courrier Internacional | dezembro

O presente e o futuro de África em 6 cidades.

África, o continente esquecido, tem honras de capa neste número de dezembro da Courrier Internacional. Se a pobreza extrema, a falta de infraestruturas e desigualdades persistentes caracterizam a maior parte dos países africanos, também há casos de sucesso: Kinshasa, no Congo; Kigali no Ruanda; Adis-Abeba na Etiópia; Kampala no Uganda; Dar-es-Salam na Tanzânia e Nairobi no Quénia apresentam uma vitalidade demográfica que pode reverter o declínio económico em que se encontram.

Com muito interesse, assinalámos também o ensaio de Anne Applebaum “Os novos puritanos”. Applebaum, autora do livro O Crepúsculo da Democracia, analisa os fenómenos de crispação e polarização com origem no pensamento rápido das redes sociais, mas que contaminou muitas instituições americanas, desde jornais, universidades, fundações, entre outras.

Com muitos outros artigos de interesse e cartoons divertidos, a revista está disponível para leitura na biblioteca.

 

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

Cartas à Democracia

Está disponível, na biblioteca escolar, a exposição "Democracia aqui tão perto", com incidência na caracterização e explicação da importância e papel das eleições autárquicas. A exposição e as atividades de exploração sugeridas adequam-se a todos os anos de escolaridade e pretende-se  que seja uma  experiência pedagógica significativa , que promova competências de interpretação, pensamento crítico e participação cívica. A exposição oferece uma oportunidade de: Explorar criticamente os conteúdos apresentados, a partir de diferentes perspetivas disciplinares; Refletir sobre a democracia enquanto valor central da cidadania e sobre os riscos que enfrenta nas sociedades contemporâneas; Envolver os alunos em atividades ativas , como a elaboração de Cartas à Democracia ou de reflexão sobre a sua autarquia, que traduzam os seus compromissos pessoais com os valores democráticos. Os cartazes expostos:        Avaliação:

A Vida no Céu de José Eduardo Agualusa

  A vida no Céu, um romance de José Eduardo Agualusa que nos obriga a refletir sobre as questões da sustentabilidade, tem como subtítulo “Romance para Jovens e Outros Sonhadores”. A ação localiza-se num futuro não datado, 30 anos depois do grande dilúvio que submergiu os pontos mais elevados da Terra. A vida sobre as águas tornou-se insustentável, devido à temperatura e à toxicidade dos mares. Os sobreviventes vivem nas nuvens, no céu, em grandes ou pequenos aglomerados populacionais. Há dirigíveis enormes, com nomes como Xangai, New York e São Paulo; as famílias mais pobres, sem meios para comprar apartamentos nessas cidades flutuantes, construíram balões, muitos deles rudimentares. Depois da apresentação e análise desta obra, terminaremos com uma atividade interativa, envolvendo todos os participantes na sessão. A atividade foi um sucesso. Muito formativa e interativa.