Avançar para o conteúdo principal

8 de setembro | Dia Internacional da Literacia

 8 de setembro de 2022. Dia Internacional da Literacia. A equipa da Biblioteca Escolar inicia, neste dia internacional da literacia, a partilha de um conjunto de ações estratégicas de desenvolvimento das literacias e do pensamento crítico. Sustentam-se nos princípios e objetivos da Pesquisa Guiada (Guided Inquiry) e têm sido aplicados na Biblioteca S. Pedro com sucesso.

A biblioteca escolar é chamada a desempenhar um papel importante na aquisição das competências previstas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória (PASEO). Iniciamos, neste Dia Internacional da Literacia, a partilha de um conjunto de ações estratégicas de promoção das literacias e de pensamento crítico. em linha com as prioridades 2022-23 da RBE, contribuindo, também, para o Plano de Transição Digital (PADDE).

A pesquisa guiada (Guided Inquiry) é uma metodologia de trabalho colaborativo entre os professores e as equipas das bibliotecas escolares. Desenvolvida por Kuhlthau et.al (2012) é o modelo de referência na Biblioteca da Escola Secundária São Pedro em Vila Real. É um modelo que permite a integração e convergência das diferentes literacias (metaliteracias) e o desenvolvimento das capacidades analíticas e de questionamento reflexivo (pensamento crítico).

Pretende-se explorar a interseção entre a Literacia da Informação, a Literacia dos Media e o Pensamento Crítico identificando os pontos de contacto e de sobreposição. Propomo-nos partilhar estratégias que conduzam os alunos a filtrar a informação, avaliar a sua credibilidade, reconhecer manipulações mediáticas, pensar com rigor e clareza e decidir com base em boas razões.

Os processos de trabalho propostos são cooperativos e colaborativos. As situações de aprendizagem são contextualizadas e significativas. Os alunos são orientados por uma equipa (professores e BE) que os conduzem num processo de construção do conhecimento pessoal e social constituindo-se como aprendizes ativos, autónomos e responsáveis.

Assente num processo ascendente e gradativo, com diferentes etapas de complexidade crescente, a pesquisa guiada contribui para a aquisição de competências nas literacias da informação, dos media e da leitura, orientando os alunos em contextos informacionais complexos e permitindo a aquisição de aprendizagens significativas.

Para mais informação:

https://bibliotecaspedro.wixsite.com/bibliotecaspedro/concursos

kuhlthau, C., Maniotes, L. & Caspari, A. (2012). Guided Inquiry. A Framework for Inquiry in Your School. ABC-CLIO.
Carvalho, M. & Morais, T. (2019). Pesquisa Guiada: uma estratégia de aprendizagem para o pensamento crítico. In Lopes, J., Silva, H., Dominguez, C., & Nascimento, M. (2019). Educar para o pensamento crítico na sala de aula (1a edição pp. 221-241). Pactor.











Comentários

Mensagens populares deste blogue

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

Jogos de tabuleiro - um sucesso

Com uma média de 35 utilizações por dia, os jogos de tabuleiro têm sido um sucesso. Uma das mais recentes iniciativas da biblioteca tem sido a criação de um espaço dedicado aos jogos de tabuleiro, que tem registado um enorme sucesso. Este espaço oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver competências como o pensamento estratégico, a colaboração e a resolução de problemas. Os jogos de tabuleiro têm atraído um grande número de alunos, tornando-se um ponto de encontro para momentos de convívio e aprendizagem informal. 

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

  A Maratona de Cartas é o maior evento de direitos humanos organizado pela Amnistia Internacional em todo o mundo. Nos últimos meses de cada ano, mobilizamos milhões de pessoas para que atuem em defesa de pessoas e comunidades que veem os seus direitos humanos violados. Após a divulgação dos casos, milhões de pessoas aceitam fazer frente à injustiça e contribuir para um mundo mais justo: assinam petições, escrevem cartas, organizam eventos, partilham informação nas redes sociais, fazem donativos e juntam-se ao nosso movimento. A 23ª edição da Maratona de Cartas decorre em Portugal de 4 de novembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025. Os casos Uma corajosa defensora dos direitos das mulheres, Manahel al-Otaibi , está a cumprir uma pena de 11 anos de prisão na Arábia Saudita. Um tribunal para crimes de “terrorismo” aplicou-lhe uma pena incrivelmente severa apenas por promover os direitos das mulheres e por fazer publicações nas redes sociais. Qual é o problema?   Manahel ...