Avançar para o conteúdo principal

Li e recomendo. Os Anos de Annie Ernaux

 

Prémio Nobel da Literatura no ano que agora termina, Annie Ernaux em os Anos sobrevoa um tempo e um lugar que, sendo o dela, filha da classe operária na Normandia, nascida a seguir à II Guerra, é também o tempo e as memórias de muitas de nós que recordamos através deste livro, acontecimentos, nomes, referências artísticas, literárias e políticas que, ao atravessarem toda a segunda metade do século XX, são também nossas. 

A leitura de fotografias, dos tempos e lugares que descreve é o que conduz a narrativa. Através delas vai dando voz às suas angústias e alegrias, às suas conquistas, mas também a todo um tempo social e político com marcação exata do lugar que nele ocupa. Construída como uma memória sócio biográfica, é do Regresso a Reims de Didier Eribon que nos lembramos, com o mesmo sentimento de fuga à classe, embora, na nossa perspetiva, não seja, nesta autora, tão veemente e perturbador.

Sendo agradável de ler, pelas memórias que evoca, fica, sobretudo, a sensação de leveza e fluidez. Todas os grandes acontecimentos e catástrofes da segunda metade do século XX e primeiras décadas do século XXI são descritos a partir de um lugar em que não deixam marcas muito definitivas. Os almoços de domingo em família sucedem-se durante décadas com a mesma placidez e harmonia, mudam alguns protagonistas, mudam os temas de conversa, as ementas acompanham a evolução do nível de vida da burguesia francesa, mas a realidade permanece sem espessura, entrevista a partir da televisão e dos meios de comunicação, como se fosse um outro mundo.

Disponível na biblioteca.

Teresa Morais


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Direitos Humanos - Cidadania - Colaboração com a BE - Infográficos das turmas C e D do 7º ano

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

Maratona de cartas da Amnistia Internacional, de 4 de dezembro a 31 de janeiro. Atividade de sensibilização para a defesa dos Direitos Humanos. Em 2023, os cinco casos de pessoas que se encontram em perigo selecionados pela Amnistia Internacional são os seguintes: Ahmed Mansoor, dos Emirados Árabes Unidos; Ana Maria Santos Cruz, do Brasil; Thapelo Mohapi e o Movimento ABM, da África do Sul; Uncle Pabai e Uncle Paul, da Austrália e Maung Sawyeddollah, de Myanmar. Podes assinar as petições online https://www.amnistia.pt/.../maratona-de-cartas.../ não esquecendo de inserir o código da escola 2683. Atividades com as turmas: os alunos e professores podem deslocar-se à Biblioteca Escolar e desenvolver uma atividade de escrita argumentativa de defesa dos casos da Amnistia. Agendar a sessão aqui: https://bibliotecaspedro.wixsite.com/biblioteca.../about-3-3

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E