Avançar para o conteúdo principal

Semana dos Direitos Humanos

 De 12 a 16 de dezembro, 14 turmas do 3º ciclo e Ensino Secundário, deslocaram-se à Biblioteca Escolar para participar nas atividades programadas para esta semana. 

Destacamos o jogo, elaborado pelas turmas A, B e C do 7º ano na disciplina de Cidadania em colaboração com a Biblioteca Escolar, sobre os Direitos Humanos, criado na plataforma Kahoot. A elaboração do jogo decorreu durante todo o 1º período e obedeceu a um plano de pesquisa, recolha e agregação da informação por parte dos alunos, orientados pela professora da disciplina, Graça Sobrinho e pela equipa da BE. Foi uma atividade que os alunos e professores envolvidos consideraram muito criativa e motivadora. 

Os alunos que se deslocaram à BE para jogar participaram ativamente (o entusiasmo dos alunos com o Kahoot é sempre elevado) e contribuiu para a sensibilização sobre o tema e a aquisição de alguns conhecimentos.

A Maratona de Cartas da Amnistia Internacional foi outra atividade que se iniciou durante esta semana e que se prolongará por todo o mês de janeiro. A equipa da BE construiu um modelo de carta com os casos da Amnistia para os alunos utilizarem como suporte de escrita. Pretende-se que esta atividade seja, por um lado, de sensibilização para os casos de violação dos Direitos Humanos e, por outro, uma atividade de escrita e argumentação. 









Comentários

Mensagens populares deste blogue

Jogos de tabuleiro - um sucesso

Com uma média de 35 utilizações por dia, os jogos de tabuleiro têm sido um sucesso. Uma das mais recentes iniciativas da biblioteca tem sido a criação de um espaço dedicado aos jogos de tabuleiro, que tem registado um enorme sucesso. Este espaço oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver competências como o pensamento estratégico, a colaboração e a resolução de problemas. Os jogos de tabuleiro têm atraído um grande número de alunos, tornando-se um ponto de encontro para momentos de convívio e aprendizagem informal. 

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

A Vida no Céu de José Eduardo Agualusa

  A vida no Céu, um romance de José Eduardo Agualusa que nos obriga a refletir sobre as questões da sustentabilidade, tem como subtítulo “Romance para Jovens e Outros Sonhadores”. A ação localiza-se num futuro não datado, 30 anos depois do grande dilúvio que submergiu os pontos mais elevados da Terra. A vida sobre as águas tornou-se insustentável, devido à temperatura e à toxicidade dos mares. Os sobreviventes vivem nas nuvens, no céu, em grandes ou pequenos aglomerados populacionais. Há dirigíveis enormes, com nomes como Xangai, New York e São Paulo; as famílias mais pobres, sem meios para comprar apartamentos nessas cidades flutuantes, construíram balões, muitos deles rudimentares. Depois da apresentação e análise desta obra, terminaremos com uma atividade interativa, envolvendo todos os participantes na sessão. A atividade foi um sucesso. Muito formativa e interativa.