Avançar para o conteúdo principal

Li e recomendo: Ética para o dia-a-dia de Anthony Weston

 

Sendo já de 2002, este guia prático sobre Ética não perdeu a atualidade e relevância. Com o objetivo  de responder a perguntas práticas de não filósofos, mas também de professores de filosofia, porque não? este pequeno manual apresenta e discute problemas éticos, mas também métodos de resolução de conflitos e procura de consensos.

Procurar compromissos tomando como base o chão comum (possível) de valores, lidar com as discordâncias éticas, ouvir o outro com atenção, não cair em auto-justificações automáticas e não nos precipitarmos em defender opiniões que devíamos previamente questionar, são atitudes que o autor considera contribuírem para a abertura de espírito que pode conduzir à resolução dos problemas ou, pelo menos, a discussões éticas mais profícuas porque menos polarizadas.

Propõe como método pedagógico algo muito parecido a uma estratégia de análise e discussão de questões controvervas, éticas ou não, conhecida como "Controvérsia Construtiva. Diz o autor: "Face a uma posição moral com a qual não concorda deverá fazer o exercício de a defender; procurar as razões que apoiam este ponto de vista, quais são as melhores razões. O objetivo é tentar entendê-la. Procurar os pontos fortes do outro lado, e não os fracos"

Os dilemas morais, não são, na sua perspetiva, a melhor forma de ensinar ética. Na maior parte dos casos são falsos dilemas e não são procuradas soluções para os resolver.

Por fim, aponta alguns conselhos para os exercícios argumentativos dos alunos:

- Começar com o enquadramento do assunto;

- Apresentar factos relevantes;

- Evitar apelos à autoridade;

- Refletir criativamente sobre as opiniões alternativas;

- Integrar os valores em vez de os polariza.

Um manual útil para os professores de Filosofia do Ensino Secundário!

Disponível na biblioteca.

Teresa Morais




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Jogos de tabuleiro - um sucesso

Com uma média de 35 utilizações por dia, os jogos de tabuleiro têm sido um sucesso. Uma das mais recentes iniciativas da biblioteca tem sido a criação de um espaço dedicado aos jogos de tabuleiro, que tem registado um enorme sucesso. Este espaço oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver competências como o pensamento estratégico, a colaboração e a resolução de problemas. Os jogos de tabuleiro têm atraído um grande número de alunos, tornando-se um ponto de encontro para momentos de convívio e aprendizagem informal. 

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

A Vida no Céu de José Eduardo Agualusa

  A vida no Céu, um romance de José Eduardo Agualusa que nos obriga a refletir sobre as questões da sustentabilidade, tem como subtítulo “Romance para Jovens e Outros Sonhadores”. A ação localiza-se num futuro não datado, 30 anos depois do grande dilúvio que submergiu os pontos mais elevados da Terra. A vida sobre as águas tornou-se insustentável, devido à temperatura e à toxicidade dos mares. Os sobreviventes vivem nas nuvens, no céu, em grandes ou pequenos aglomerados populacionais. Há dirigíveis enormes, com nomes como Xangai, New York e São Paulo; as famílias mais pobres, sem meios para comprar apartamentos nessas cidades flutuantes, construíram balões, muitos deles rudimentares. Depois da apresentação e análise desta obra, terminaremos com uma atividade interativa, envolvendo todos os participantes na sessão. A atividade foi um sucesso. Muito formativa e interativa.