Avançar para o conteúdo principal

7 Dias com os media

Clube de debates.

Liberdade de expressão: tudo é permitido?
A liberdade de expressão é um direito fundamental consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos (Artigo 19º), na Constituição da República Portuguesa e em muitos outros instrumentos jurídicos nacionais e internacionais.
Democracia sem liberdade de expressão é coisa que não existe, mas será esta liberdade ilimitada ou, nos nossos dias, com as possibilidades imensas que os meios de comunicação digitais permitem (caixas de comentários de meios de comunicação social, redes sociais, etc.) de discursos livres, mas maledicentes, devemos impor limites a esta liberdade? No caso afirmativo, quais? Onde desenhar as linhas vermelhas da distinção entre liberdade de expressão e crimes de ódio ou incentivo à violência?
Como pode a Democracia sobreviver quando as virtudes da liberdade são subvertidas e se transformam em ameaças para essas mesmas liberdades? Terá Isaiah Berlin razão quando afirma que “A liberdade do tubarão é a morte para as sardinhas?"
A partir da leitura da obra “Liberdade de Expressão, uma breve introdução” de Nigel Warburton (2015) da Gradiva e do Podcast de Ricardo Araújo Pereira, “O direito a ofender” Expresso 6 de janeiro de 2023, o Clube de Debates da Escola Secundária São Pedro dinamizará, na semana de 3 a 9 de maio de 2024, 3 debates com turmas de 10º e 7º anos.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Jogos de tabuleiro - um sucesso

Com uma média de 35 utilizações por dia, os jogos de tabuleiro têm sido um sucesso. Uma das mais recentes iniciativas da biblioteca tem sido a criação de um espaço dedicado aos jogos de tabuleiro, que tem registado um enorme sucesso. Este espaço oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver competências como o pensamento estratégico, a colaboração e a resolução de problemas. Os jogos de tabuleiro têm atraído um grande número de alunos, tornando-se um ponto de encontro para momentos de convívio e aprendizagem informal. 

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

A Vida no Céu de José Eduardo Agualusa

  A vida no Céu, um romance de José Eduardo Agualusa que nos obriga a refletir sobre as questões da sustentabilidade, tem como subtítulo “Romance para Jovens e Outros Sonhadores”. A ação localiza-se num futuro não datado, 30 anos depois do grande dilúvio que submergiu os pontos mais elevados da Terra. A vida sobre as águas tornou-se insustentável, devido à temperatura e à toxicidade dos mares. Os sobreviventes vivem nas nuvens, no céu, em grandes ou pequenos aglomerados populacionais. Há dirigíveis enormes, com nomes como Xangai, New York e São Paulo; as famílias mais pobres, sem meios para comprar apartamentos nessas cidades flutuantes, construíram balões, muitos deles rudimentares. Depois da apresentação e análise desta obra, terminaremos com uma atividade interativa, envolvendo todos os participantes na sessão. A atividade foi um sucesso. Muito formativa e interativa.