Avançar para o conteúdo principal

7 Dias com os media

Clube de debates.

Liberdade de expressão: tudo é permitido?
A liberdade de expressão é um direito fundamental consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos (Artigo 19º), na Constituição da República Portuguesa e em muitos outros instrumentos jurídicos nacionais e internacionais.
Democracia sem liberdade de expressão é coisa que não existe, mas será esta liberdade ilimitada ou, nos nossos dias, com as possibilidades imensas que os meios de comunicação digitais permitem (caixas de comentários de meios de comunicação social, redes sociais, etc.) de discursos livres, mas maledicentes, devemos impor limites a esta liberdade? No caso afirmativo, quais? Onde desenhar as linhas vermelhas da distinção entre liberdade de expressão e crimes de ódio ou incentivo à violência?
Como pode a Democracia sobreviver quando as virtudes da liberdade são subvertidas e se transformam em ameaças para essas mesmas liberdades? Terá Isaiah Berlin razão quando afirma que “A liberdade do tubarão é a morte para as sardinhas?"
A partir da leitura da obra “Liberdade de Expressão, uma breve introdução” de Nigel Warburton (2015) da Gradiva e do Podcast de Ricardo Araújo Pereira, “O direito a ofender” Expresso 6 de janeiro de 2023, o Clube de Debates da Escola Secundária São Pedro dinamizará, na semana de 3 a 9 de maio de 2024, 3 debates com turmas de 10º e 7º anos.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

Jogos de tabuleiro - um sucesso

Com uma média de 35 utilizações por dia, os jogos de tabuleiro têm sido um sucesso. Uma das mais recentes iniciativas da biblioteca tem sido a criação de um espaço dedicado aos jogos de tabuleiro, que tem registado um enorme sucesso. Este espaço oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver competências como o pensamento estratégico, a colaboração e a resolução de problemas. Os jogos de tabuleiro têm atraído um grande número de alunos, tornando-se um ponto de encontro para momentos de convívio e aprendizagem informal. 

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

  A Maratona de Cartas é o maior evento de direitos humanos organizado pela Amnistia Internacional em todo o mundo. Nos últimos meses de cada ano, mobilizamos milhões de pessoas para que atuem em defesa de pessoas e comunidades que veem os seus direitos humanos violados. Após a divulgação dos casos, milhões de pessoas aceitam fazer frente à injustiça e contribuir para um mundo mais justo: assinam petições, escrevem cartas, organizam eventos, partilham informação nas redes sociais, fazem donativos e juntam-se ao nosso movimento. A 23ª edição da Maratona de Cartas decorre em Portugal de 4 de novembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025. Os casos Uma corajosa defensora dos direitos das mulheres, Manahel al-Otaibi , está a cumprir uma pena de 11 anos de prisão na Arábia Saudita. Um tribunal para crimes de “terrorismo” aplicou-lhe uma pena incrivelmente severa apenas por promover os direitos das mulheres e por fazer publicações nas redes sociais. Qual é o problema?   Manahel ...