Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de novembro, 2024

Celebrar Camões

Com os objetivos de ler Camões e conhecer o legado científico dos portugueses no mundo, vamos iniciar, já em dezembro, o projeto "O século dos prodígios - Matemática e Ciências no século de Camões". Contemporâneo de Pedro Nunes e de Garcia de Orta, os seus primeiros versos foram publicados na Índia como introdução a uma obra de Garcia de Orta em 1563, em Goa. Explorar as interseções entre a matemática, a botânica, a astronomia e o pioneirismo da observação empírica no texto camoniano são os desafios que vamos colocar aos alunos de 9º e 10º anos.

Exposição sobre os Direitos Humanos consagrados na Constituição Portuguesa

Coleção de cartazes assinados por vários ilustradores nacionais, que deram forma e cor aos Direitos Humanos plasmados no texto da lei fundamental portuguesa. Na biblioteca até 17 de dezembro.

Dia Mundial da Filosofia

Comemoração do Dia Mundial da Filosofia. Debate com turmas de 10º e 11º anos, organizado pelo Clube de Debates, sobre Inteligência Artificial e Democracia. A biblioteca da nossa escola foi palco, recentemente, de um debate bastante dinâmico sobre as implicações da inteligência artificial (IA) para a democracia. Inspirados pelo filósofo Daniel Innerarity, os alunos exploraram os modos como a IA desafia e transforma os processos democráticos. Innerarity defende que vivemos num "mundo hipercomplexo" em que a tecnologia, ao mesmo tempo que aumenta a capacidade de processar e organizar a informação, também levanta questões éticas e políticas fundamentais. Num contexto democrático, surge o dilema: como garantir que as decisões automatizadas, suportadas por algoritmos, respeitam os princípios de justiça, transparência e inclusão? Com esta premissa como ponto de partida, os alunos apresentaram argumentos informados e diversificados. Discutiram desde a influência das redes sociais no ...

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

  A Maratona de Cartas é o maior evento de direitos humanos organizado pela Amnistia Internacional em todo o mundo. Nos últimos meses de cada ano, mobilizamos milhões de pessoas para que atuem em defesa de pessoas e comunidades que veem os seus direitos humanos violados. Após a divulgação dos casos, milhões de pessoas aceitam fazer frente à injustiça e contribuir para um mundo mais justo: assinam petições, escrevem cartas, organizam eventos, partilham informação nas redes sociais, fazem donativos e juntam-se ao nosso movimento. A 23ª edição da Maratona de Cartas decorre em Portugal de 4 de novembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025. Os casos Uma corajosa defensora dos direitos das mulheres, Manahel al-Otaibi , está a cumprir uma pena de 11 anos de prisão na Arábia Saudita. Um tribunal para crimes de “terrorismo” aplicou-lhe uma pena incrivelmente severa apenas por promover os direitos das mulheres e por fazer publicações nas redes sociais. Qual é o problema?   Manahel ...

Clube de Debates - Comemorações do Dia Mundial da Filosofia

Cinanima 2024

  “CINANIMA vai às Escolas”  é um programa que visa melhorar a literacia fílmica, proporcionando aos alunos programas de cinema de animação de autor com qualidade artística de produção, maioritariamente, europeia. De 8 a 22 de novembro. Articulação com a equipa do PNC da Escola.

Jogos de tabuleiro

 A biblioteca preparou um cantinho para que possas ocupar os teus templos livres com jogos de tabuleiro. Temos, para já, xadrez e damas. Dependendo da adesão, poderemos vir a adquirir outros jogos. Atreve-te!

David Machado na Biblioteca

  Financiado pelo Município de Vila Real e no âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, decorreu na nossa biblioteca o encontro com o escritor David Machado, que, a propósito da sua visita foi, também, escolhido para autor do mês. Durante o encontro, o autor conduziu sessões de leitura dos seus livros "Não te afastes" e "O meu cavalo indomável", entre outros, com momentos de reflexão e debate sobre temas que, pelas reações, interessaram às quatro turmas que estiveram presentes. Os alunos mostraram-se entusiasmados e participaram ativamente, colocando questões, partilhando interpretações e explorando em conjunto o conteúdo das obras. Agradecemos à Câmara Municipal de Vila Real o financiamento e apoio que tornou possível este encontro literário tão enriquecedor.

MIBE 2024 - Atividades