Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de 2025

Cidadania | Os media e a IA

Atividades de exploração de como a inteligência artificial é usada na produção e circulação de conteúdos nos media — desde algoritmos de recomendação (ex.: redes sociais, plataformas de vídeo) até criação automática de textos, imagens ou vídeos. Análise das vantagens, riscos e impactos na forma como se informam, formam opiniões e participam na sociedade.

Monitor@s da Biblioteca

  O projeto “Monitor@s da Biblioteca” tem como finalidade promover a integração socioemocional dos alunos envolvidos no contexto de escola/biblioteca, com base nas evidências de que os hábitos de leitura funcionam como fator de proteção psicoafetivo, contribuindo para a capacidade de lidar com situações adversas. Desta forma, pretende-se promover experiências de gestão de biblioteca a par do trabalho de voluntariado, dado o seu impacto no bem-estar emocional e psicológico dos jovens.

Cartas da Amnistia

Já estão disponíveis na biblioteca os materiais para a atividade "Cartas da Amnistia". Agende a atividade com as suas turmas em: https://bibliotecaspedro.wixsite.com/bibliotecaspedro/about-3-3

Inteligência artificial e Direitos Humanos - 10º ano

Que riscos introduz a IA nos direitos humanos fundamentais?  Exploração de casos reais e situações hipotéticas relacionadas com discriminação algorítmica, vigilância massiva, violação da privacidade, liberdade de expressão ou exclusão digital. A atividade combina leitura crítica, análise ética, debate estruturado e produção de um documento de reflexão.

Os Direitos Humanos na Constituição Portuguesa

Está disponível, na biblioteca, uma exposição com um conjunto de ilustrações sobre os Direitos Humanos na Constituição Portuguesa. Reconhecidos ilustradores como Bernardo Carvalho, Catarina Gomes, Catarina Sobral, Eduarda Lima, Jaime Ferraz, João Fazenda, Joana Estrela, Madalena Matoso, Mantraste, Mariana Malhão, Mariana Rio, Marta Monteiro, Nicolau, Susa Monteiro, Tiago Galo e Yara Kono colaboraram na produção dos cartazes.  

MIBE 2025 | A IA também pode ser escritora?

  A IA também pode ser escritora? A atividade sugerida pela RBE para celebrar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares teve elevada adesão da parte de professores e alunos. Até hoje, já passaram pela biblioteca 18 turmas do 3º Ciclo. Da avaliação realizada, 92% dos alunos consideraram a atividade muito interessante e gostaram principalmente de trabalhar em grupo. 70% dos respondentes concordaram que a atividade lhes permitiu aumentar os seus conhecimentos sobre a IA.

Apoio ao currículo | Matemática

  Aprender a programar em Python As professoras Paula Matias e Nélia Teixeira, com as turmas B, C, D e E do 10º ano, desenvolveram atividades na biblioteca, com utilização dos recursos digitais, painel interativo e computadores portáteis, com os objetivos de introduzir os alunos na linguagem de programação Pyton. Além das instruções básicas da linguagem, também escreveram linhas de código e análise, execução de alteração de um programa simples em Python, para permitir determinar o número de votos que garante a maioria absoluta, sendo inseridas as votações em 3 candidatos. Partilhamos a ficha de planificação da atividade .

Inteligência Artificial e Direitos Humanos - 7º ano

Que riscos e potencialidades a IA introduz na defesa dos Direitos Humanos. Que direitos podem ser mais vulneráveis e como podemos defendê-los? Documento de apoio ao estudo deste tema para turmas do 7º ano de escolaridade. 

MIBE 2025

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 2025. A partir da sugestão da International Association of School Librarianship: Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias, este ano, vamos explorar a leitura e escrita com a IA. Para o Ensino Secundário, a sugestão é explorar, nas dimensões filosófica e literária, a obra de Ian McEwan "Máquinas Como Eu", disponível na biblioteca. Este romance de Ian McEwan coloca questões fundamentais para debate:  O que nos torna humanos? Podem as máquinas adquirir consciência e autonomia? A quem devemos proteger com direitos e exigir responsabilidades? A Perfeição da Máquina vs. a Falha Humana: Adam, o robot, é, em muitos aspetos, o ser ideal: belo, forte, com habilidades domésticas e financeiras perfeitas e dotado de uma moralidade baseada na lógica e na justiça. Em contraste, Charlie é um antropólogo "à deriva", que vive de especulação com falhas morais e éticas significativas. O Conflito Moral: A IA de Adam, ob...

MIBE 2025

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 2025. A partir da sugestão da International Association of School Librarianship: Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias, este ano, vamos explorar a leitura e escrita com a IA. Para o 3º Ciclo, vamos adaptar a atividade sugerida pela RBE: "A IA também pode ser escritora?": 1. Organizar a turma em pequenos grupos heterogéneos e escolher o secretário; 2. Distribuir as obras selecionadas pelos grupos; 3. Cada grupo lê um excerto da obra; 4. Decidem qual é o tema e escrevem um comando para pedir à IA que escreva um texto literário ao estilo do autor do livro que escolheram, quantas palavras deverá o texto ter, a idade dos alunos a que se destina e o assunto. Sugestão: no grupo, podem pedir a 3 modelos diferentes de IA - ChatGPT, Gemini e Copilot - para comparar e ver se há diferenças. 5. Comparam o texto produzido pela IA com o excerto da obra que começaram por ler e registam as opiniões do grupo (qual é o mais...

Estórias com cartas

  MIBE 2025. As estórias a darem cartas. Atividade de ilustração dinamizada por Sónia Borges com as turmas E do 9º ano e Curso Profissional de Marketing: Vamos criar um baralho de cartas para jogarmos e criarmos estórias. Os desenhos de cada carta vão ser desafios para trabalhar o erro e desconstruir alguns mitos do desenho. Como não podia deixar de ser, cada carta será a resposta às perguntas básica de uma estória: quem? Onde? O quê? Como? E outras para complicar! Uma proposta da Rede de Bibliotecas de Vila Real com o apoio do Município.

MIBE 2025

  MIBE 2025. As estórias a darem cartas. Atividade de ilustração com Sónia Borges. Uma proposta da Rede de Bibliotecas de Vila Real com o apoio do Município. Às 15:30 na biblioteca da Escola Secundária São Pedro.

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 2025

 

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 2025

Durante o mês de outubro, celebra-se o mês internacional das bibliotecas escolares. A biblioteca da Escola Secundária São Pedro, com o objetivo de preparar os alunos para uma utilização crítica e responsável da IA, propõe uma atividade para o 3º Ciclo adaptada das propostas da Rede de Bibliotecas Escolares: A IA também é escritora? Ver proposta de atividade aqui

Entre quem lê!

  Entre quem lê! Conversa com a BookToker Maria João Faria. Com a excelente moderação da Ana Rafaela Castanheira, aluna do 12º C, a sessão de ontem foi muito informativa e inspiradora. Duas jovens, à conversa sobre livros e leituras, mostraram como a leitura está presente nas suas vidas e nas de muitos jovens, contrariando um certo catastrofismo sobre os hábitos de leitura dos nossos alunos. A Escola Secundária São Pedro agradece ao Município de Vila Real este momento de diálogo sobre livros, que pode inspirar novas formas de ler e viver os livros.

Cartas à Democracia

Está disponível, na biblioteca escolar, a exposição "Democracia aqui tão perto", com incidência na caracterização e explicação da importância e papel das eleições autárquicas. A exposição e as atividades de exploração sugeridas adequam-se a todos os anos de escolaridade e pretende-se  que seja uma  experiência pedagógica significativa , que promova competências de interpretação, pensamento crítico e participação cívica. A exposição oferece uma oportunidade de: Explorar criticamente os conteúdos apresentados, a partir de diferentes perspetivas disciplinares; Refletir sobre a democracia enquanto valor central da cidadania e sobre os riscos que enfrenta nas sociedades contemporâneas; Envolver os alunos em atividades ativas , como a elaboração de Cartas à Democracia ou de reflexão sobre a sua autarquia, que traduzam os seus compromissos pessoais com os valores democráticos. Os cartazes expostos:        Avaliação: