Avançar para o conteúdo principal

Balanço 2024-25 | Atividades com impacto | Parcerias

O projeto “A Universidade vai à Escola” – Grupo WebPACT / UTAD resultou de uma parceria com o grupo de pensamento crítico da UTAD, grupo que a professora bibliotecária integra desde 2012 e que tem resultado em atividades colaborativas de grande interesse para a reflexão crítica e o desenvolvimento de competências do PASEO. 

Foram realizadas 9 atividades, distribuídas por 19 sessões em articulação com as disciplinas de Português, Matemática, Cidadania e Filosofia. Este projeto foi financiado no âmbito do Programa de Recuperação das Aprendizagens.  Envolveu 13 investigadores, 418 alunos e 14 professores.

Impactos percecionados: Articulação eficaz entre BE, docentes e investigadores universitários, com clareza nos objetivos pedagógicos partilhados; Integração da investigação científica no contexto escolar, com linguagem acessível e rigor intelectual; Metodologias inovadoras aplicadas em contexto de sala de aula, como a controvérsia construtiva, metodologia com provas dadas na promoção do pensamento crítico.






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

Cartas à Democracia

Está disponível, na biblioteca escolar, a exposição "Democracia aqui tão perto", com incidência na caracterização e explicação da importância e papel das eleições autárquicas. A exposição e as atividades de exploração sugeridas adequam-se a todos os anos de escolaridade e pretende-se  que seja uma  experiência pedagógica significativa , que promova competências de interpretação, pensamento crítico e participação cívica. A exposição oferece uma oportunidade de: Explorar criticamente os conteúdos apresentados, a partir de diferentes perspetivas disciplinares; Refletir sobre a democracia enquanto valor central da cidadania e sobre os riscos que enfrenta nas sociedades contemporâneas; Envolver os alunos em atividades ativas , como a elaboração de Cartas à Democracia ou de reflexão sobre a sua autarquia, que traduzam os seus compromissos pessoais com os valores democráticos. Os cartazes expostos:        Avaliação: