Avançar para o conteúdo principal

Atividades no dia 22 de abril na Biblioteca

Comemoração do dia Mundial do Livro
Homenagem a Cervantes e a Shakespeare
Comemoração dos 40 anos da Constituição Portuguesa
Celebração do 25 de abril

O Dia mundial do livro comemora-se tradicionalmente a 23 de abril, por ter sido neste dia que desapareceram escritores como Cervantes e Shakespeare. Na Catalunha o 23 de abril é também o dia de S. Jorge e é tradição oferecer uma rosa a quem comprar um livro.No dia 22 de abril a Biblioteca da Escola S/3 S. Pedro associou-se às comemorações do Dia Mundial do Livro, dos 400 anos da morte de Cervantes e Shakespeare, dos 40 anos da Constituição da República Portuguesa de 1976 e, porque a data está próxima, celebrou o 25 de abril de 1974.

As atividades foram muitas e diversas. Assistimos a uma dramatização de passagens da obra D. Quixote de La Mancha, à declamação de sonetos de Shakespeare, à leitura de passagens significativas da Constituição Portuguesa e ouviram-se canções emblemáticas do 25 de abril.


Houve ainda tempo para um momento de bailado e para a renovação da tradição catalã: substituímos a rosa por um cravo vermelho, oferecido a todos os participantes nestas atividades.





































Comentários

Mensagens populares deste blogue

Direitos Humanos - Cidadania - Colaboração com a BE - Infográficos das turmas C e D do 7º ano

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

Maratona de cartas da Amnistia Internacional, de 4 de dezembro a 31 de janeiro. Atividade de sensibilização para a defesa dos Direitos Humanos. Em 2023, os cinco casos de pessoas que se encontram em perigo selecionados pela Amnistia Internacional são os seguintes: Ahmed Mansoor, dos Emirados Árabes Unidos; Ana Maria Santos Cruz, do Brasil; Thapelo Mohapi e o Movimento ABM, da África do Sul; Uncle Pabai e Uncle Paul, da Austrália e Maung Sawyeddollah, de Myanmar. Podes assinar as petições online https://www.amnistia.pt/.../maratona-de-cartas.../ não esquecendo de inserir o código da escola 2683. Atividades com as turmas: os alunos e professores podem deslocar-se à Biblioteca Escolar e desenvolver uma atividade de escrita argumentativa de defesa dos casos da Amnistia. Agendar a sessão aqui: https://bibliotecaspedro.wixsite.com/biblioteca.../about-3-3