Avançar para o conteúdo principal

Concerto exclusivo para os alunos do 9.º ano



Concerto exclusivo para os alunos do 9º ano marcou visita de estudo à Sé de Vila Real

Na passada quinta-feira, dia 16 de Novembro, no âmbito da visita de estudo à Sé de Vila Real, os alunos do 9ºano, matriculados na disciplina de EMRC, após uma breve introdução acerca da história do monumento e seus marcos mais relevantes, correntes artísticas nele presentes, simbologia dos vitrais, realizada pelo professor da disciplina, puderam beneficiar de um concerto exclusivo, previamente pactado mas reservado como surpresa para os mais novos, por parte do organista-residente Bruno Nunes que, com indiscutível maestria, a todos proporcionou um final de tarde muito especial, interpretando as seguintes peças musicais: Avé Maria, de Arcadelt; 2º andamento da pastoral em fá maior, bwv 590, J.S.Bach, 1ª parte da peça Alla hornpipe, de G.F.Handel; Trumpet voluntary, de J.Clarke; Senhora um dia desceste, de Carlos Silva; Improvisação sobre o cântico Senhora um dia desceste e sobre o cântico venite adoremus, por Bruno Nunes.
Procurando motivar os alunos para o conhecimento do património religioso e cultural de Vila Real, bem como apresentar o modo como a música se pode constituir como verdadeira presença real (G.Steiner) e como esta dialogou, a Ocidente, nos últimos 2000 anos, com o grande código da cultura ocidental (W.Blake), assim se desenhou uma aula de campo e uma jornada muito devedoras, e gratas, da disponibilidade e capacidade performativa do organista Bruno Nunes.
A satisfação dos alunos, no final da sessão, afigurou-se-nos como o melhor tributo ao privilégio com que fomos presenteados.
Pedro Miranda




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Direitos Humanos - Cidadania - Colaboração com a BE - Infográficos das turmas C e D do 7º ano

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

Maratona de cartas da Amnistia Internacional, de 4 de dezembro a 31 de janeiro. Atividade de sensibilização para a defesa dos Direitos Humanos. Em 2023, os cinco casos de pessoas que se encontram em perigo selecionados pela Amnistia Internacional são os seguintes: Ahmed Mansoor, dos Emirados Árabes Unidos; Ana Maria Santos Cruz, do Brasil; Thapelo Mohapi e o Movimento ABM, da África do Sul; Uncle Pabai e Uncle Paul, da Austrália e Maung Sawyeddollah, de Myanmar. Podes assinar as petições online https://www.amnistia.pt/.../maratona-de-cartas.../ não esquecendo de inserir o código da escola 2683. Atividades com as turmas: os alunos e professores podem deslocar-se à Biblioteca Escolar e desenvolver uma atividade de escrita argumentativa de defesa dos casos da Amnistia. Agendar a sessão aqui: https://bibliotecaspedro.wixsite.com/biblioteca.../about-3-3