Avançar para o conteúdo principal

Filosofia para crianças


“ O que os filósofos e as crianças têm em comum é a capacidade de maravilhar-se com o mundo”

“ Se os porquês são tão naturais para a criança, por que é que a filosofia para crianças se revela um trabalho difícil?”

M. Lipman

Matthew Lipman, filósofo americano, reconhecido como fundador da filosofia para crianças. A sua decisão de levar a filosofia aos jovens decorreu da sua experiência como professor na Columbia University, onde Lipman constatou a dificuldade dos seus alunos para raciocinar.

A Filosofia para Crianças visa melhorar o espírito crítico, as capacidades de verbalização de ideias e de argumentação e reforçar a estrutura lógica do pensamento.

A Filosofia para Crianças tem se desenvolvido em diferentes países, ganhando cada vez mais a adesão de muitos filósofos e professores enquanto espaço de questionamento, problematização e confronto de ideias e fomentando a reflexão com grupos de crianças e jovens.

Para saber mais sobre este programa pedagógico recomendamos a leitura

Mendonça,D. Lourenço,M.J.(2011). Brincar a Pensar - Manual de Filosofia para Crianças. Lisboa: Plátano Editora.
Mais informação aqui

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Direitos Humanos - Cidadania - Colaboração com a BE - Infográficos das turmas C e D do 7º ano

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

Maratona de cartas da Amnistia Internacional, de 4 de dezembro a 31 de janeiro. Atividade de sensibilização para a defesa dos Direitos Humanos. Em 2023, os cinco casos de pessoas que se encontram em perigo selecionados pela Amnistia Internacional são os seguintes: Ahmed Mansoor, dos Emirados Árabes Unidos; Ana Maria Santos Cruz, do Brasil; Thapelo Mohapi e o Movimento ABM, da África do Sul; Uncle Pabai e Uncle Paul, da Austrália e Maung Sawyeddollah, de Myanmar. Podes assinar as petições online https://www.amnistia.pt/.../maratona-de-cartas.../ não esquecendo de inserir o código da escola 2683. Atividades com as turmas: os alunos e professores podem deslocar-se à Biblioteca Escolar e desenvolver uma atividade de escrita argumentativa de defesa dos casos da Amnistia. Agendar a sessão aqui: https://bibliotecaspedro.wixsite.com/biblioteca.../about-3-3