Avançar para o conteúdo principal

Courrier internacional - abril 2023

 

Com muitos artigos de interesse sobre a política internacional, Erdogan na Turquia, a presença russa em África, entre outros, o número de abril da Courrier internacional tem interesse para professores e alunos. Destacamos, com especial relevância, uma reportagem e uma entrevista. 

A primeira, sobre o ChatGPT, alerta-nos para as potencialidades e riscos da inteligência artificial, na economia, educação, segurança, etc. 

Na entrevista, do The New York Times Magazine a Martha Nussbaum, filósofa já nossa conhecida (veja-se a recensão a Sem fins lucrativos) são veiculadas algumas das ideias da autora presentes no seu último livro Justice for animals. Defende Nussbaum que os animais devem ter os seus direitos defendidos a partir de  um quadro ético no qual os seus direitos a ter uma vida plena, não estejam subordinados aos dos humanos. Com questões pertinentes sobre os desafios que tal proposta implica e respostas com ações exequíveis e bons argumentos, é uma entrevista a não perder.

Disponível na biblioteca.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

Cartas à Democracia

Está disponível, na biblioteca escolar, a exposição "Democracia aqui tão perto", com incidência na caracterização e explicação da importância e papel das eleições autárquicas. A exposição e as atividades de exploração sugeridas adequam-se a todos os anos de escolaridade e pretende-se  que seja uma  experiência pedagógica significativa , que promova competências de interpretação, pensamento crítico e participação cívica. A exposição oferece uma oportunidade de: Explorar criticamente os conteúdos apresentados, a partir de diferentes perspetivas disciplinares; Refletir sobre a democracia enquanto valor central da cidadania e sobre os riscos que enfrenta nas sociedades contemporâneas; Envolver os alunos em atividades ativas , como a elaboração de Cartas à Democracia ou de reflexão sobre a sua autarquia, que traduzam os seus compromissos pessoais com os valores democráticos. Os cartazes expostos:        Avaliação: