Avançar para o conteúdo principal

Li e recomendo!

 

Quem leu e gostou de Berta Isla, do mesmo autor, vai gostar de ler o outro lado da história, desta vez a de Tomás Nevinson, espião no ativo, em tempos conturbados com as ações terroristas da ETA e do IRA. Com uma excelente contextualização histórica, mas não perdendo de vista as aspirações e idiossincrasias dos protagonistas, é um romance que se lê com prazer pela qualidade da escrita de Javier Marias. 

Deste longo romance (651 páginas) saliento como tendo interesse filosófico o dilema com que se depara na última missão: assassinar uma mulher sobre a qual há suspeitas de ser terrorista mas, não sendo certo que seja a culpada, acaba por não conseguir fazê-lo. Mais tarde, um grande atentado terrorista na Irlanda acaba por provocar a morte de 29 pessoas e ferimentos em 220. Teria o assassinato de que Tomás Nevinson estava incumbido evitado a morte de 29 pessoas? Se sim, devia tê-lo feito? 

Fica o convite à leitura e à reflexão.

Disponível na biblioteca.

Teresa Morais

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

Jogos de tabuleiro - um sucesso

Com uma média de 35 utilizações por dia, os jogos de tabuleiro têm sido um sucesso. Uma das mais recentes iniciativas da biblioteca tem sido a criação de um espaço dedicado aos jogos de tabuleiro, que tem registado um enorme sucesso. Este espaço oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver competências como o pensamento estratégico, a colaboração e a resolução de problemas. Os jogos de tabuleiro têm atraído um grande número de alunos, tornando-se um ponto de encontro para momentos de convívio e aprendizagem informal. 

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

  A Maratona de Cartas é o maior evento de direitos humanos organizado pela Amnistia Internacional em todo o mundo. Nos últimos meses de cada ano, mobilizamos milhões de pessoas para que atuem em defesa de pessoas e comunidades que veem os seus direitos humanos violados. Após a divulgação dos casos, milhões de pessoas aceitam fazer frente à injustiça e contribuir para um mundo mais justo: assinam petições, escrevem cartas, organizam eventos, partilham informação nas redes sociais, fazem donativos e juntam-se ao nosso movimento. A 23ª edição da Maratona de Cartas decorre em Portugal de 4 de novembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025. Os casos Uma corajosa defensora dos direitos das mulheres, Manahel al-Otaibi , está a cumprir uma pena de 11 anos de prisão na Arábia Saudita. Um tribunal para crimes de “terrorismo” aplicou-lhe uma pena incrivelmente severa apenas por promover os direitos das mulheres e por fazer publicações nas redes sociais. Qual é o problema?   Manahel ...