Avançar para o conteúdo principal

Li e recomendo




Li e recomendo vivamente o autor japonês Haruki Murakami.
Adorei os três volumes 1Q84. As personagens são fascinantes, a história tem muitas das características que procuro num romance e a escrita é muito bem elaborada. Gostei principalmente da personagem Aomame. Mulher forte, enigmática, uma espécie de justiceira, mas que está atenta à presença de elementos do fantástico, nomeadamente a presença de duas luas, que parecem não ser vistas por mais ninguém. A personagem masculina Tengo, professor de matemática amado pelos seus alunos, é também uma personagem que é mais do que aparenta e partilha com Aomame um destino em comum. A história, inspirada de certa forma em Orwell, está muito bem urdida. Fascina-nos e faz com que queiramos ler e ler. Os três volumes souberam a pouco. A escrita de Murakami é a de um mestre, tem as características das grandes obras literárias universais. Está marcada  por referências a outras obras de arte. Descobri, por exemplo, a Sinfonietta de Janacek, entre outros. Podemos aprender muito. Fiquei fã. Depois desta obra, já li os contos de Murakami e também gostei, mas confesso que prefiro os romances. (há mais para ler...)

Fátima Campos (Professora de Português)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

Jogos de tabuleiro - um sucesso

Com uma média de 35 utilizações por dia, os jogos de tabuleiro têm sido um sucesso. Uma das mais recentes iniciativas da biblioteca tem sido a criação de um espaço dedicado aos jogos de tabuleiro, que tem registado um enorme sucesso. Este espaço oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver competências como o pensamento estratégico, a colaboração e a resolução de problemas. Os jogos de tabuleiro têm atraído um grande número de alunos, tornando-se um ponto de encontro para momentos de convívio e aprendizagem informal. 

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

  A Maratona de Cartas é o maior evento de direitos humanos organizado pela Amnistia Internacional em todo o mundo. Nos últimos meses de cada ano, mobilizamos milhões de pessoas para que atuem em defesa de pessoas e comunidades que veem os seus direitos humanos violados. Após a divulgação dos casos, milhões de pessoas aceitam fazer frente à injustiça e contribuir para um mundo mais justo: assinam petições, escrevem cartas, organizam eventos, partilham informação nas redes sociais, fazem donativos e juntam-se ao nosso movimento. A 23ª edição da Maratona de Cartas decorre em Portugal de 4 de novembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025. Os casos Uma corajosa defensora dos direitos das mulheres, Manahel al-Otaibi , está a cumprir uma pena de 11 anos de prisão na Arábia Saudita. Um tribunal para crimes de “terrorismo” aplicou-lhe uma pena incrivelmente severa apenas por promover os direitos das mulheres e por fazer publicações nas redes sociais. Qual é o problema?   Manahel ...