Avançar para o conteúdo principal

Atividades do Clube Ciência Viva



“Histórias de Ida e Volta”
na Viarco e no Museu da Chapelaria

No passado dia 30 de outubro, as turmas do 11º E e do 11º G, envolvidas no projeto "Histórias de Ida e Volta", pertencente ao Clube Ciência Viva, deslocaram-se a S. João da Madeira com o intuito de visitarem a Viarco e o Museu da Chapelaria.

Ao visitarem estas indústrias, os alunos puderam vestir as batas de operários e inalar os cheiros a grafite e a feltro e assim contactar com dois espaços industriais que possuem um valor social acrescido pela sua potencialidade como lugares de referência ao passado histórico, mas também como espaços de reflexão sobre questões do presente e do futuro.

A VIARCO é a única fábrica de lápis em Portugal, e, provavelmente, uma das mais versáteis a nível mundial. A sua história remonta ao ano de 1907 e naquela época era conhecida como "Portugália - Fábrica Portuguesa de Lápis". Só em 1931, tem um ponto de viragem, quando Manoel Vieira Araújo, industrial experiente da chapelaria, adquire a empresa. No ano de 1936 é registada a marca que se tornaria emblemática para o país e acompanharia gerações de portugueses até aos dias de hoje - Viarco. Esta empresa sempre atenta à evolução do setor produz uma vasta gama de lápis técnicos e de uso comum e concebe produtos específicos por encomenda. Sem descurar a parte social, a empresa associa-se frequentemente em parcerias com instituições ligadas à educação, cultura e solidariedade.

O MUSEU DA CHAPELARIA nasceu de uma antiga fábrica de chapéus, em 2005. Único na Península Ibérica, o museu é uma homenagem aos homens e mulheres que fizeram da indústria chapeleira uma das atividades de maior importância na história do concelho. Neste espaço museológico, os alunos encontraram imagens e peças que ilustram o modo de produção dos chapéus, mas também a dimensão humana, social e cultural de uma comunidade para a qual esta atividade assumiu, desde sempre, papel de relevo.
Apesar do dia chuvoso, os alunos tiveram uma visita de se lhe tirar o chapéu!










Comentários

Mensagens populares deste blogue

Direitos Humanos - Cidadania - Colaboração com a BE - Infográficos das turmas C e D do 7º ano

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

Maratona de cartas da Amnistia Internacional, de 4 de dezembro a 31 de janeiro. Atividade de sensibilização para a defesa dos Direitos Humanos. Em 2023, os cinco casos de pessoas que se encontram em perigo selecionados pela Amnistia Internacional são os seguintes: Ahmed Mansoor, dos Emirados Árabes Unidos; Ana Maria Santos Cruz, do Brasil; Thapelo Mohapi e o Movimento ABM, da África do Sul; Uncle Pabai e Uncle Paul, da Austrália e Maung Sawyeddollah, de Myanmar. Podes assinar as petições online https://www.amnistia.pt/.../maratona-de-cartas.../ não esquecendo de inserir o código da escola 2683. Atividades com as turmas: os alunos e professores podem deslocar-se à Biblioteca Escolar e desenvolver uma atividade de escrita argumentativa de defesa dos casos da Amnistia. Agendar a sessão aqui: https://bibliotecaspedro.wixsite.com/biblioteca.../about-3-3