Avançar para o conteúdo principal

Atividades do Clube Ciência Viva



“Histórias de Ida e Volta”
na Viarco e no Museu da Chapelaria

No passado dia 30 de outubro, as turmas do 11º E e do 11º G, envolvidas no projeto "Histórias de Ida e Volta", pertencente ao Clube Ciência Viva, deslocaram-se a S. João da Madeira com o intuito de visitarem a Viarco e o Museu da Chapelaria.

Ao visitarem estas indústrias, os alunos puderam vestir as batas de operários e inalar os cheiros a grafite e a feltro e assim contactar com dois espaços industriais que possuem um valor social acrescido pela sua potencialidade como lugares de referência ao passado histórico, mas também como espaços de reflexão sobre questões do presente e do futuro.

A VIARCO é a única fábrica de lápis em Portugal, e, provavelmente, uma das mais versáteis a nível mundial. A sua história remonta ao ano de 1907 e naquela época era conhecida como "Portugália - Fábrica Portuguesa de Lápis". Só em 1931, tem um ponto de viragem, quando Manoel Vieira Araújo, industrial experiente da chapelaria, adquire a empresa. No ano de 1936 é registada a marca que se tornaria emblemática para o país e acompanharia gerações de portugueses até aos dias de hoje - Viarco. Esta empresa sempre atenta à evolução do setor produz uma vasta gama de lápis técnicos e de uso comum e concebe produtos específicos por encomenda. Sem descurar a parte social, a empresa associa-se frequentemente em parcerias com instituições ligadas à educação, cultura e solidariedade.

O MUSEU DA CHAPELARIA nasceu de uma antiga fábrica de chapéus, em 2005. Único na Península Ibérica, o museu é uma homenagem aos homens e mulheres que fizeram da indústria chapeleira uma das atividades de maior importância na história do concelho. Neste espaço museológico, os alunos encontraram imagens e peças que ilustram o modo de produção dos chapéus, mas também a dimensão humana, social e cultural de uma comunidade para a qual esta atividade assumiu, desde sempre, papel de relevo.
Apesar do dia chuvoso, os alunos tiveram uma visita de se lhe tirar o chapéu!










Comentários

Mensagens populares deste blogue

Jogos de tabuleiro - um sucesso

Com uma média de 35 utilizações por dia, os jogos de tabuleiro têm sido um sucesso. Uma das mais recentes iniciativas da biblioteca tem sido a criação de um espaço dedicado aos jogos de tabuleiro, que tem registado um enorme sucesso. Este espaço oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver competências como o pensamento estratégico, a colaboração e a resolução de problemas. Os jogos de tabuleiro têm atraído um grande número de alunos, tornando-se um ponto de encontro para momentos de convívio e aprendizagem informal. 

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

A Vida no Céu de José Eduardo Agualusa

  A vida no Céu, um romance de José Eduardo Agualusa que nos obriga a refletir sobre as questões da sustentabilidade, tem como subtítulo “Romance para Jovens e Outros Sonhadores”. A ação localiza-se num futuro não datado, 30 anos depois do grande dilúvio que submergiu os pontos mais elevados da Terra. A vida sobre as águas tornou-se insustentável, devido à temperatura e à toxicidade dos mares. Os sobreviventes vivem nas nuvens, no céu, em grandes ou pequenos aglomerados populacionais. Há dirigíveis enormes, com nomes como Xangai, New York e São Paulo; as famílias mais pobres, sem meios para comprar apartamentos nessas cidades flutuantes, construíram balões, muitos deles rudimentares. Depois da apresentação e análise desta obra, terminaremos com uma atividade interativa, envolvendo todos os participantes na sessão. A atividade foi um sucesso. Muito formativa e interativa.