Avançar para o conteúdo principal

Celebração do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto - 27 de janeiro


O Holocausto foi uma tragédia europeia, um ponto de viragem na nossa história, e o seu legado faz parte do ADN da União Europeia. (…)Não podemos mudar a história, mas as lições da história podem mudar-nos a nós.

                                                                                                 Ursula von der Leyen, Charles Michel, David Maria Sassoli
                                                                                Presidente da Comissão Europeia, Presidente do Conselho Europeu,
                                                                                                   Presidente do Parlamento Europeu, 23 de janeiro de2020

Iniciativas em Portugal

Projeto Nunca Esquecer  tem como objetivo promover iniciativas de homenagem, divulgação e desenvolvimento do estudo e conhecimento sobre o Holocausto.

Fundação Aristides Sousa Mendes  Constituída no ano 2000, a Fundação tem como objetivos divulgar o Acto de Consciência de Aristides de Sousa Mendes e desenvolver e executar o projecto de recuperação da casa de família de Sousa Mendes, a Casa do Passal, em Cabanas de Viriato.

Instrumentos pedagógicos para o apoio ao ensino.

Inicitaivas na Escola:

Realizar-se-á um ciclo de cinema sobre o Holocausto, atividade da  coordenadora do Plano Nacional de Cinema na Escola, Olinda Fontes, em articulação com a Biblioteca Escolar. 

Seleção de livros sobre o Holocausto na Biblioteca para requisição domiciliária.

Clube de Leitura: as leituras sugeridas para a próxima quinzena têm como tema o Holocausto.

Mais informação aqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

Cartas à Democracia

Está disponível, na biblioteca escolar, a exposição "Democracia aqui tão perto", com incidência na caracterização e explicação da importância e papel das eleições autárquicas. A exposição e as atividades de exploração sugeridas adequam-se a todos os anos de escolaridade e pretende-se  que seja uma  experiência pedagógica significativa , que promova competências de interpretação, pensamento crítico e participação cívica. A exposição oferece uma oportunidade de: Explorar criticamente os conteúdos apresentados, a partir de diferentes perspetivas disciplinares; Refletir sobre a democracia enquanto valor central da cidadania e sobre os riscos que enfrenta nas sociedades contemporâneas; Envolver os alunos em atividades ativas , como a elaboração de Cartas à Democracia ou de reflexão sobre a sua autarquia, que traduzam os seus compromissos pessoais com os valores democráticos. Os cartazes expostos:        Avaliação: