Avançar para o conteúdo principal

Celebração do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto - 27 de janeiro


O Holocausto foi uma tragédia europeia, um ponto de viragem na nossa história, e o seu legado faz parte do ADN da União Europeia. (…)Não podemos mudar a história, mas as lições da história podem mudar-nos a nós.

                                                                                                 Ursula von der Leyen, Charles Michel, David Maria Sassoli
                                                                                Presidente da Comissão Europeia, Presidente do Conselho Europeu,
                                                                                                   Presidente do Parlamento Europeu, 23 de janeiro de2020

Iniciativas em Portugal

Projeto Nunca Esquecer  tem como objetivo promover iniciativas de homenagem, divulgação e desenvolvimento do estudo e conhecimento sobre o Holocausto.

Fundação Aristides Sousa Mendes  Constituída no ano 2000, a Fundação tem como objetivos divulgar o Acto de Consciência de Aristides de Sousa Mendes e desenvolver e executar o projecto de recuperação da casa de família de Sousa Mendes, a Casa do Passal, em Cabanas de Viriato.

Instrumentos pedagógicos para o apoio ao ensino.

Inicitaivas na Escola:

Realizar-se-á um ciclo de cinema sobre o Holocausto, atividade da  coordenadora do Plano Nacional de Cinema na Escola, Olinda Fontes, em articulação com a Biblioteca Escolar. 

Seleção de livros sobre o Holocausto na Biblioteca para requisição domiciliária.

Clube de Leitura: as leituras sugeridas para a próxima quinzena têm como tema o Holocausto.

Mais informação aqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Direitos Humanos - Cidadania - Colaboração com a BE - Infográficos das turmas C e D do 7º ano

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

Maratona de cartas da Amnistia Internacional, de 4 de dezembro a 31 de janeiro. Atividade de sensibilização para a defesa dos Direitos Humanos. Em 2023, os cinco casos de pessoas que se encontram em perigo selecionados pela Amnistia Internacional são os seguintes: Ahmed Mansoor, dos Emirados Árabes Unidos; Ana Maria Santos Cruz, do Brasil; Thapelo Mohapi e o Movimento ABM, da África do Sul; Uncle Pabai e Uncle Paul, da Austrália e Maung Sawyeddollah, de Myanmar. Podes assinar as petições online https://www.amnistia.pt/.../maratona-de-cartas.../ não esquecendo de inserir o código da escola 2683. Atividades com as turmas: os alunos e professores podem deslocar-se à Biblioteca Escolar e desenvolver uma atividade de escrita argumentativa de defesa dos casos da Amnistia. Agendar a sessão aqui: https://bibliotecaspedro.wixsite.com/biblioteca.../about-3-3