Avançar para o conteúdo principal

Como se transforma o ar em pão

 “Como se transforma ar em pão? Estas e outras questões a que só a Química sabe responder”

A Química é, com frequência, diabolizada, estando-lhe associada, regra geral, uma imagem pouco recomendada; poluição, alterações climáticas, o “buraco” do ozono, o problema dos plásticos, “produtos químicos” na comida são apenas alguns exemplos, resultados de criações suas.

Neste livro, Nuno Maulide (Diretor do Instituto de Química Orgânica na Universidade de Viena) e Tanja Draxler (jornalista e divulgadora de Ciência) pretendem demonstrar e mostrar ao grande público o lado positivo da Química, com exemplos simples do seu papel e da sua omnipresença no nosso dia a dia.  Há ainda a preocupação de desmontar ideias erradas, alguns mitos e frases feitas, apresentando informação científica em linguagem simples, sem fórmulas e com esquemas esclarecedores. Em particular, são apresentados muitos exemplos de como a Química tem contribuído e contribui para a melhoria da nossa (qualidade de) vida, incluindo a resposta à questão formulada no próprio título de livro.

Eis uma obra que, nas palavras de Nuno Maulide no prefácio à edição portuguesa, pretende que o leitor seja “capaz não apenas de compreender, mas também de apreciar a beleza e a utilidade” da Química.

“Como se transforma ar em pão? Estas e outras questões a que só a Química sabe responder”, Planeta de Livros.

Disponível na biblioteca.

Eduardo Salgueiro


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Direitos Humanos - Cidadania - Colaboração com a BE - Infográficos das turmas C e D do 7º ano

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

Maratona de cartas da Amnistia Internacional, de 4 de dezembro a 31 de janeiro. Atividade de sensibilização para a defesa dos Direitos Humanos. Em 2023, os cinco casos de pessoas que se encontram em perigo selecionados pela Amnistia Internacional são os seguintes: Ahmed Mansoor, dos Emirados Árabes Unidos; Ana Maria Santos Cruz, do Brasil; Thapelo Mohapi e o Movimento ABM, da África do Sul; Uncle Pabai e Uncle Paul, da Austrália e Maung Sawyeddollah, de Myanmar. Podes assinar as petições online https://www.amnistia.pt/.../maratona-de-cartas.../ não esquecendo de inserir o código da escola 2683. Atividades com as turmas: os alunos e professores podem deslocar-se à Biblioteca Escolar e desenvolver uma atividade de escrita argumentativa de defesa dos casos da Amnistia. Agendar a sessão aqui: https://bibliotecaspedro.wixsite.com/biblioteca.../about-3-3