Avançar para o conteúdo principal

Como se transforma o ar em pão

 “Como se transforma ar em pão? Estas e outras questões a que só a Química sabe responder”

A Química é, com frequência, diabolizada, estando-lhe associada, regra geral, uma imagem pouco recomendada; poluição, alterações climáticas, o “buraco” do ozono, o problema dos plásticos, “produtos químicos” na comida são apenas alguns exemplos, resultados de criações suas.

Neste livro, Nuno Maulide (Diretor do Instituto de Química Orgânica na Universidade de Viena) e Tanja Draxler (jornalista e divulgadora de Ciência) pretendem demonstrar e mostrar ao grande público o lado positivo da Química, com exemplos simples do seu papel e da sua omnipresença no nosso dia a dia.  Há ainda a preocupação de desmontar ideias erradas, alguns mitos e frases feitas, apresentando informação científica em linguagem simples, sem fórmulas e com esquemas esclarecedores. Em particular, são apresentados muitos exemplos de como a Química tem contribuído e contribui para a melhoria da nossa (qualidade de) vida, incluindo a resposta à questão formulada no próprio título de livro.

Eis uma obra que, nas palavras de Nuno Maulide no prefácio à edição portuguesa, pretende que o leitor seja “capaz não apenas de compreender, mas também de apreciar a beleza e a utilidade” da Química.

“Como se transforma ar em pão? Estas e outras questões a que só a Química sabe responder”, Planeta de Livros.

Disponível na biblioteca.

Eduardo Salgueiro


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

Cartas à Democracia

Está disponível, na biblioteca escolar, a exposição "Democracia aqui tão perto", com incidência na caracterização e explicação da importância e papel das eleições autárquicas. A exposição e as atividades de exploração sugeridas adequam-se a todos os anos de escolaridade e pretende-se  que seja uma  experiência pedagógica significativa , que promova competências de interpretação, pensamento crítico e participação cívica. A exposição oferece uma oportunidade de: Explorar criticamente os conteúdos apresentados, a partir de diferentes perspetivas disciplinares; Refletir sobre a democracia enquanto valor central da cidadania e sobre os riscos que enfrenta nas sociedades contemporâneas; Envolver os alunos em atividades ativas , como a elaboração de Cartas à Democracia ou de reflexão sobre a sua autarquia, que traduzam os seus compromissos pessoais com os valores democráticos. Os cartazes expostos:        Avaliação: