Avançar para o conteúdo principal

Como se transforma o ar em pão

 “Como se transforma ar em pão? Estas e outras questões a que só a Química sabe responder”

A Química é, com frequência, diabolizada, estando-lhe associada, regra geral, uma imagem pouco recomendada; poluição, alterações climáticas, o “buraco” do ozono, o problema dos plásticos, “produtos químicos” na comida são apenas alguns exemplos, resultados de criações suas.

Neste livro, Nuno Maulide (Diretor do Instituto de Química Orgânica na Universidade de Viena) e Tanja Draxler (jornalista e divulgadora de Ciência) pretendem demonstrar e mostrar ao grande público o lado positivo da Química, com exemplos simples do seu papel e da sua omnipresença no nosso dia a dia.  Há ainda a preocupação de desmontar ideias erradas, alguns mitos e frases feitas, apresentando informação científica em linguagem simples, sem fórmulas e com esquemas esclarecedores. Em particular, são apresentados muitos exemplos de como a Química tem contribuído e contribui para a melhoria da nossa (qualidade de) vida, incluindo a resposta à questão formulada no próprio título de livro.

Eis uma obra que, nas palavras de Nuno Maulide no prefácio à edição portuguesa, pretende que o leitor seja “capaz não apenas de compreender, mas também de apreciar a beleza e a utilidade” da Química.

“Como se transforma ar em pão? Estas e outras questões a que só a Química sabe responder”, Planeta de Livros.

Disponível na biblioteca.

Eduardo Salgueiro


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Jogos de tabuleiro - um sucesso

Com uma média de 35 utilizações por dia, os jogos de tabuleiro têm sido um sucesso. Uma das mais recentes iniciativas da biblioteca tem sido a criação de um espaço dedicado aos jogos de tabuleiro, que tem registado um enorme sucesso. Este espaço oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver competências como o pensamento estratégico, a colaboração e a resolução de problemas. Os jogos de tabuleiro têm atraído um grande número de alunos, tornando-se um ponto de encontro para momentos de convívio e aprendizagem informal. 

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

A Vida no Céu de José Eduardo Agualusa

  A vida no Céu, um romance de José Eduardo Agualusa que nos obriga a refletir sobre as questões da sustentabilidade, tem como subtítulo “Romance para Jovens e Outros Sonhadores”. A ação localiza-se num futuro não datado, 30 anos depois do grande dilúvio que submergiu os pontos mais elevados da Terra. A vida sobre as águas tornou-se insustentável, devido à temperatura e à toxicidade dos mares. Os sobreviventes vivem nas nuvens, no céu, em grandes ou pequenos aglomerados populacionais. Há dirigíveis enormes, com nomes como Xangai, New York e São Paulo; as famílias mais pobres, sem meios para comprar apartamentos nessas cidades flutuantes, construíram balões, muitos deles rudimentares. Depois da apresentação e análise desta obra, terminaremos com uma atividade interativa, envolvendo todos os participantes na sessão. A atividade foi um sucesso. Muito formativa e interativa.