Avançar para o conteúdo principal

Porque confiar na ciência?

 

Porque devemos confiar na ciência? na resposta a esta questão, a autora, Naomi Oreskes, historiadora da ciência, socorre-se de algumas das teorias epistemológicas mais importantes do século XX para argumentar que o conhecimento científico é o mais fiável e confiável que a humanidade produziu até ao momento. 

As características do conhecimento científico que o tornam fiável, são, segundo a autora e na linha do que defendia Kuhn, a natureza da ciência como empreendimento coletivo, por um lado, a dimensão empírica da realidade estudada, por outro e a objetividade resultante de práticas sociais de crítica e correção contínuas e sistemáticas.

Este é um livro que interessa a professores e estudantes de filosofia do 11º ano, pela perspetiva que oferece sobre os empiristas, Popper, Quine, Kuhn e Feyerabend, mas também pelos exemplos de erros e manipulações na ciência - a indústria tabaqueira, os negacionistas das alterações climáticas - mostrando que não é uma atividade perfeita, sendo a crítica e a revisão por pares, além de uma objetividade alargada (inclusão da diversidade cultural nas comunidades científicas)  as garantias de que este é um conhecimento fundamentado.

Livro disponível na biblioteca.

Teresa Morais








Comentários

Mensagens populares deste blogue

Direitos Humanos - Cidadania - Colaboração com a BE - Infográficos das turmas C e D do 7º ano

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

Maratona de cartas da Amnistia Internacional, de 4 de dezembro a 31 de janeiro. Atividade de sensibilização para a defesa dos Direitos Humanos. Em 2023, os cinco casos de pessoas que se encontram em perigo selecionados pela Amnistia Internacional são os seguintes: Ahmed Mansoor, dos Emirados Árabes Unidos; Ana Maria Santos Cruz, do Brasil; Thapelo Mohapi e o Movimento ABM, da África do Sul; Uncle Pabai e Uncle Paul, da Austrália e Maung Sawyeddollah, de Myanmar. Podes assinar as petições online https://www.amnistia.pt/.../maratona-de-cartas.../ não esquecendo de inserir o código da escola 2683. Atividades com as turmas: os alunos e professores podem deslocar-se à Biblioteca Escolar e desenvolver uma atividade de escrita argumentativa de defesa dos casos da Amnistia. Agendar a sessão aqui: https://bibliotecaspedro.wixsite.com/biblioteca.../about-3-3