Avançar para o conteúdo principal

Porque confiar na ciência?

 

Porque devemos confiar na ciência? na resposta a esta questão, a autora, Naomi Oreskes, historiadora da ciência, socorre-se de algumas das teorias epistemológicas mais importantes do século XX para argumentar que o conhecimento científico é o mais fiável e confiável que a humanidade produziu até ao momento. 

As características do conhecimento científico que o tornam fiável, são, segundo a autora e na linha do que defendia Kuhn, a natureza da ciência como empreendimento coletivo, por um lado, a dimensão empírica da realidade estudada, por outro e a objetividade resultante de práticas sociais de crítica e correção contínuas e sistemáticas.

Este é um livro que interessa a professores e estudantes de filosofia do 11º ano, pela perspetiva que oferece sobre os empiristas, Popper, Quine, Kuhn e Feyerabend, mas também pelos exemplos de erros e manipulações na ciência - a indústria tabaqueira, os negacionistas das alterações climáticas - mostrando que não é uma atividade perfeita, sendo a crítica e a revisão por pares, além de uma objetividade alargada (inclusão da diversidade cultural nas comunidades científicas)  as garantias de que este é um conhecimento fundamentado.

Livro disponível na biblioteca.

Teresa Morais








Comentários

Mensagens populares deste blogue

Trabalhos dos alunos do 8º ano Turmas D, F e G - Cidadania e Desenvolvimento - Realizados em articulação com a BE.

Cidadania e Desenvolvimento - 8ºE - Trabalhos realizados em articulação com a BE

Cidadania e Desenvolvimento - 7º C e D

Clique sobre a imagem.