Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de 2024

Ler + Ciência

Os alunos do 10ºD, no contexto da aula de Biologia e Geologia, visitaram a biblioteca para escolha e requisição de livros de Ciência e divulgação científica. A seleção foi feita pela equipa da BE e os alunos aderiram com entusiasmo. Desta atividade resultará o preenchimento de um marcador, criado para o efeito pela professora bibliotecária, onde escreverão as especificações técnicas do livro, a referência bibliográfica e um breve resumo e apreciação crítica. Boas leituras!

Jogos de tabuleiro - um sucesso

Com uma média de 35 utilizações por dia, os jogos de tabuleiro têm sido um sucesso. Uma das mais recentes iniciativas da biblioteca tem sido a criação de um espaço dedicado aos jogos de tabuleiro, que tem registado um enorme sucesso. Este espaço oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver competências como o pensamento estratégico, a colaboração e a resolução de problemas. Os jogos de tabuleiro têm atraído um grande número de alunos, tornando-se um ponto de encontro para momentos de convívio e aprendizagem informal. 

Top leitores

Os melhores leitores do 1º período e os livros mais requisitados. Como estratégia de incentivo à leitura, destacamos, no fim de cada período, os melhores leitores e os livros mais requisitados da biblioteca. Mensalmente, publicamos um quadro com os alunos que mais livros requisitaram e com os títulos mais populares entre a comunidade escolar. Esta atividade tem promovido uma competição saudável e um maior envolvimento dos alunos com a biblioteca.

Ler + Filosofia

Ler Filosofia. Propostas de leitura para as férias de Natal. Feita a seleção dos livros de Filosofia adequados aos objetivos da tarefa, os alunos do 10ºB escolheram, de acordo com os seus interesses e depois de uma breve apresentação de cada um pela professora de Filosofia, os livros que irão ler nas férias de natal. Desta atividade resultará o preenchimento de um marcador, criado para o efeito pela professora bibliotecária, onde escreverão as especificações técnicas do livro, a referência bibliográfica e um breve resumo e apreciação crítica. Boas leituras!

Blind date with a book - edição de Natal

Atividade de divulgação de livros e incentivo à leitura. O "Blind date with a book - edição de Natal" consistiu na seleção de alguns livros de géneros diferentes e para públicos diferenciados, embrulhados em papel natalício e com um pequeno bilhete a dar algumas pistas sobre o conteúdo. A atividade foi um sucesso, tendo sido requisitados mais de 90% dos livros disponíveis, logo no primeiro dia. Parabéns aos alunos que aderiram!

A Vida no Céu de José Eduardo Agualusa

  A vida no Céu, um romance de José Eduardo Agualusa que nos obriga a refletir sobre as questões da sustentabilidade, tem como subtítulo “Romance para Jovens e Outros Sonhadores”. A ação localiza-se num futuro não datado, 30 anos depois do grande dilúvio que submergiu os pontos mais elevados da Terra. A vida sobre as águas tornou-se insustentável, devido à temperatura e à toxicidade dos mares. Os sobreviventes vivem nas nuvens, no céu, em grandes ou pequenos aglomerados populacionais. Há dirigíveis enormes, com nomes como Xangai, New York e São Paulo; as famílias mais pobres, sem meios para comprar apartamentos nessas cidades flutuantes, construíram balões, muitos deles rudimentares. Depois da apresentação e análise desta obra, terminaremos com uma atividade interativa, envolvendo todos os participantes na sessão. A atividade foi um sucesso. Muito formativa e interativa.

10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos

“Os nossos direitos, o nosso futuro, agora mesmo” . Filme disponibilizado pela ONU.

Direitos Humanos - 10 de dezembro de 2024

 A Biblioteca Escolar partilha, neste dia em que se celebram os Direitos Humanos, um Kahoot criado pelas turmas de 7º ano em colaboração com a BE no ano letivo anterior.  O que sabes sobre os Direitos Humanos?

Novidades na biblioteca | Livros

Alguns dos livros adquiridos com a verba do Projeto bePLAN25 e outros oferecidos por elementos da Comunidade Educativa.

Aprender com a BE | Cidadania

  As turmas de 9º ano, desenvolveram, ao longo do 1º período, um trabalho de pesquisa sobre o tema "Prevenir a doença, celebrar a saúde". A ideia, da professora Teresa Monteiro da equipa da Biblioteca Escolar, consistiu em propor que, nas aulas de Cidadania e no tratamento do tema "Saúde", as turmas preparassem apresentações sobre dias comemorativos de determinadas doenças. Os alunos foram divididos em grupos e escolheram os dias comemorativos que queriam trabalhar. Planificaram as atividades, fizeram sessões de pesquisa na bilbioteca e sessões de capacitação sobre ferramentas digitais com a professora bibliotecária. Ontem, o 9ºD apresentou os seus trabalhos e fez-se a heteroavaliação a partir da rubrica criada para o efeito pela equipa da biblioteca escolar. Planificação da atividade aqui: https://encurtador.com.br/zV433

Celebrar Camões

Com os objetivos de ler Camões e conhecer o legado científico dos portugueses no mundo, vamos iniciar, já em dezembro, o projeto "O século dos prodígios - Matemática e Ciências no século de Camões". Contemporâneo de Pedro Nunes e de Garcia de Orta, os seus primeiros versos foram publicados na Índia como introdução a uma obra de Garcia de Orta em 1563, em Goa. Explorar as interseções entre a matemática, a botânica, a astronomia e o pioneirismo da observação empírica no texto camoniano são os desafios que vamos colocar aos alunos de 9º e 10º anos.

Exposição sobre os Direitos Humanos consagrados na Constituição Portuguesa

Coleção de cartazes assinados por vários ilustradores nacionais, que deram forma e cor aos Direitos Humanos plasmados no texto da lei fundamental portuguesa. Na biblioteca até 17 de dezembro.

Dia Mundial da Filosofia

Comemoração do Dia Mundial da Filosofia. Debate com turmas de 10º e 11º anos, organizado pelo Clube de Debates, sobre Inteligência Artificial e Democracia. A biblioteca da nossa escola foi palco, recentemente, de um debate bastante dinâmico sobre as implicações da inteligência artificial (IA) para a democracia. Inspirados pelo filósofo Daniel Innerarity, os alunos exploraram os modos como a IA desafia e transforma os processos democráticos. Innerarity defende que vivemos num "mundo hipercomplexo" em que a tecnologia, ao mesmo tempo que aumenta a capacidade de processar e organizar a informação, também levanta questões éticas e políticas fundamentais. Num contexto democrático, surge o dilema: como garantir que as decisões automatizadas, suportadas por algoritmos, respeitam os princípios de justiça, transparência e inclusão? Com esta premissa como ponto de partida, os alunos apresentaram argumentos informados e diversificados. Discutiram desde a influência das redes sociais no ...

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

  A Maratona de Cartas é o maior evento de direitos humanos organizado pela Amnistia Internacional em todo o mundo. Nos últimos meses de cada ano, mobilizamos milhões de pessoas para que atuem em defesa de pessoas e comunidades que veem os seus direitos humanos violados. Após a divulgação dos casos, milhões de pessoas aceitam fazer frente à injustiça e contribuir para um mundo mais justo: assinam petições, escrevem cartas, organizam eventos, partilham informação nas redes sociais, fazem donativos e juntam-se ao nosso movimento. A 23ª edição da Maratona de Cartas decorre em Portugal de 4 de novembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025. Os casos Uma corajosa defensora dos direitos das mulheres, Manahel al-Otaibi , está a cumprir uma pena de 11 anos de prisão na Arábia Saudita. Um tribunal para crimes de “terrorismo” aplicou-lhe uma pena incrivelmente severa apenas por promover os direitos das mulheres e por fazer publicações nas redes sociais. Qual é o problema?   Manahel ...

Clube de Debates - Comemorações do Dia Mundial da Filosofia

Cinanima 2024

  “CINANIMA vai às Escolas”  é um programa que visa melhorar a literacia fílmica, proporcionando aos alunos programas de cinema de animação de autor com qualidade artística de produção, maioritariamente, europeia. De 8 a 22 de novembro. Articulação com a equipa do PNC da Escola.

Jogos de tabuleiro

 A biblioteca preparou um cantinho para que possas ocupar os teus templos livres com jogos de tabuleiro. Temos, para já, xadrez e damas. Dependendo da adesão, poderemos vir a adquirir outros jogos. Atreve-te!

David Machado na Biblioteca

  Financiado pelo Município de Vila Real e no âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, decorreu na nossa biblioteca o encontro com o escritor David Machado, que, a propósito da sua visita foi, também, escolhido para autor do mês. Durante o encontro, o autor conduziu sessões de leitura dos seus livros "Não te afastes" e "O meu cavalo indomável", entre outros, com momentos de reflexão e debate sobre temas que, pelas reações, interessaram às quatro turmas que estiveram presentes. Os alunos mostraram-se entusiasmados e participaram ativamente, colocando questões, partilhando interpretações e explorando em conjunto o conteúdo das obras. Agradecemos à Câmara Municipal de Vila Real o financiamento e apoio que tornou possível este encontro literário tão enriquecedor.

MIBE 2024 - Atividades

 

Micro-formações para novembro. A Inteligência Artificial no apoio ao ensino e aprendizagem

 

Ateliê de leitura em voz alta pela Companhia Andante

Nos dias 29 e 30 de outubro, a Companhia Andante vai dinamizar com alunos do 3ºCiclo uma Oficina de Leitura em Voz Alta. Promover a escuta ativa; Ler textos com entoação e ritmo adequados; Contribuir para o desenvolvimento das competências de fluência e precisão de leitura; Ler textos variados em diferentes suportes, com precisão, rapidez e alguma expressividade, são alguns dos objetivos desta atividade. "Ler em voz alta é um processo cognitivo mais complexo do que ler em silêncio, falar ou ouvir, pois envolve diferentes operações: controlo motor, audição e autorreferência (o facto de ter sido eu a dizer isto), as quais ativam o hipocampo - uma região do cérebro associada à memória. Em comparação com a leitura silenciosa, o hipocampo é mais ativo durante a leitura em voz alta, o que ajuda a explicar por que esta é uma ferramenta de memória tão eficaz. Na realidade, o facto de a pessoa falar e se ouvir contribui para fixar as palavras na memória a longo prazo. Ao adicionar ação a u...

MIBE | Leituras dialogadas

 A partir de contos com origem em várias partes do mundo foram dinamizadas sessões de "Leituras dialogadas", com alunos de turmas dos 7º e 8º anos. A escolha do livro, Histórias de Longe e de Perto de Maria Odete Tavares Tojal e Maria de Lourdes Tavares Soares com ilustrações de Manuela Bacelar, resultou da conjunção de dois objetivos: ler outras realidades culturais e dialogar sobre a importância de respeitar os Direitos Humanos em etnias ou povos que vivem situações de opressão e falta de liberdades civis. Ao longo da história, as narrativas tradicionais têm servido como uma ponte entre culturas, transmitindo valores, opiniões e conhecimentos. Os contos são uma forma poderosa de refletirmos sobre temas que são fundamentais para a nossa convivência em sociedade, como a justiça, a igualdade e o respeito pelas diferenças. Os Direitos Humanos são um conjunto de garantias essenciais que todos nós, como seres humanos, temos, independentemente de nossa origem, cultura, religião ou...

Autor do mês - outubro

  David Machado nasceu em Lisboa em 1978. É o autor dos romances Deixem Falar as Pedras, Índice Médio de Felicidade (Prémio da União Europeia para a Literatura, Prémio Salerno Libro d’Europa), Debaixo da Pele e A Educação dos Gafanhotos. Publicou, além disso, vários contos para crianças, entre eles, A Noite dos Animais Inventados (Prémio Branquinho da Fonseca), O Tubarão na Banheira (Prémio Autores SPA/RTP), Eu Acredito, Uma Noite Caiu Uma Estrela, O Alfabeto Nojento, Viagem Ao Centro do Escuro, O Meu Cavalo Indomável (Prémio Autores SPA/RTP) e Esta História; assim como os romances juvenis Não Te Afastes e Os Reis do Mar (ambos selecionados para catálogo White Ravens). Os seus livros estão publicados em mais de vinte países. Livros do autor disponíveis na biblioteca: Deixem falar as pedras (2013) Índice médio de felicidade: romance (2013); Acho que posso ajudar (2014) Eu acredito (2015) Debaixo da pele   (2017) Não te afastes (2018) A educação dos gafanhotos (2020) O...

Trabalhar competências críticas com a Biblioteca Escolar

" A Universidade vai à Escola promover o pensamento crítico" é um projeto que resulta da colaboração entre o grupo webPACT da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Biblioteca S. Pedro. Com o objetivo de desenvolver atividades com os alunos que sejam também promotoras do pensamento crítico, o professor António Pirra, através de atividades cooperativas dinamizou uma sessão com os alunos do 8ºG alunos sobre "SOS Água e ambiente: o fenomenal funcionamento das ETAR!"