A partir de contos com origem em várias partes do mundo foram dinamizadas sessões de "Leituras dialogadas", com alunos de turmas dos 7º e 8º anos.
A escolha do livro, Histórias de Longe e de Perto de Maria Odete Tavares Tojal e Maria de Lourdes Tavares Soares com ilustrações de Manuela Bacelar, resultou da conjunção de dois objetivos: ler outras realidades culturais e dialogar sobre a importância de respeitar os Direitos Humanos em etnias ou povos que vivem situações de opressão e falta de liberdades civis.
Ao longo da história, as narrativas tradicionais têm servido como uma ponte entre culturas, transmitindo valores, opiniões e conhecimentos. Os contos são uma forma poderosa de refletirmos sobre temas que são fundamentais para a nossa convivência em sociedade, como a justiça, a igualdade e o respeito pelas diferenças.
Os Direitos Humanos são um conjunto de garantias essenciais que todos nós, como seres humanos, temos, independentemente de nossa origem, cultura, religião ou condição social. São eles que garantem que todos vivam com dignidade, liberdade e igualdade.
Durante a leitura dos contos, identificámos situações e personagens que enfrentam dilemas morais e desafios relacionados com valores como a liberdade, a justiça, a solidariedade e o respeito pelo outro, bem como situações, na atualidade, de violação dos Direitos Humanos.
Avaliação:
Comentários