Avançar para o conteúdo principal

MIBE | Leituras dialogadas

 A partir de contos com origem em várias partes do mundo foram dinamizadas sessões de "Leituras dialogadas", com alunos de turmas dos 7º e 8º anos.

A escolha do livro, Histórias de Longe e de Perto de Maria Odete Tavares Tojal e Maria de Lourdes Tavares Soares com ilustrações de Manuela Bacelar, resultou da conjunção de dois objetivos: ler outras realidades culturais e dialogar sobre a importância de respeitar os Direitos Humanos em etnias ou povos que vivem situações de opressão e falta de liberdades civis.

Ao longo da história, as narrativas tradicionais têm servido como uma ponte entre culturas, transmitindo valores, opiniões e conhecimentos. Os contos são uma forma poderosa de refletirmos sobre temas que são fundamentais para a nossa convivência em sociedade, como a justiça, a igualdade e o respeito pelas diferenças.

Os Direitos Humanos são um conjunto de garantias essenciais que todos nós, como seres humanos, temos, independentemente de nossa origem, cultura, religião ou condição social. São eles que garantem que todos vivam com dignidade, liberdade e igualdade.

Durante a leitura dos contos, identificámos situações e personagens que enfrentam dilemas morais e desafios relacionados com valores como a liberdade, a justiça, a solidariedade e o respeito pelo outro, bem como situações, na atualidade, de violação dos Direitos Humanos.






Avaliação:



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

O 25 de abril visto de fora - Espanha

Durante o ano de 1974, Portugal ocupou as primeiras páginas de jornais, revistas e outros órgãos de comunicação social, em grande parte do mundo desenvolvido. A professora de Espanhol, Sílvia Meireles desafiou os seus alunos a pesquisarem o modo como a revolução de abril foi noticiada pelos meios de comunicação social espanhóis. O franquismo e as semelhanças entre as duas ditaduras e as condições de vida difíceis, também em Espanha, foram objeto de pesquisa que os alunos sintetizaram nos infográficos que partilhamos. A biblioteca foi o espaço de apresentação dos trabalhos para a turma e para os alunos e professores presentes.

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

Maratona de cartas da Amnistia Internacional, de 4 de dezembro a 31 de janeiro. Atividade de sensibilização para a defesa dos Direitos Humanos. Em 2023, os cinco casos de pessoas que se encontram em perigo selecionados pela Amnistia Internacional são os seguintes: Ahmed Mansoor, dos Emirados Árabes Unidos; Ana Maria Santos Cruz, do Brasil; Thapelo Mohapi e o Movimento ABM, da África do Sul; Uncle Pabai e Uncle Paul, da Austrália e Maung Sawyeddollah, de Myanmar. Podes assinar as petições online https://www.amnistia.pt/.../maratona-de-cartas.../ não esquecendo de inserir o código da escola 2683. Atividades com as turmas: os alunos e professores podem deslocar-se à Biblioteca Escolar e desenvolver uma atividade de escrita argumentativa de defesa dos casos da Amnistia. Agendar a sessão aqui: https://bibliotecaspedro.wixsite.com/biblioteca.../about-3-3