Avançar para o conteúdo principal

MIBE | Leituras dialogadas

 A partir de contos com origem em várias partes do mundo foram dinamizadas sessões de "Leituras dialogadas", com alunos de turmas dos 7º e 8º anos.

A escolha do livro, Histórias de Longe e de Perto de Maria Odete Tavares Tojal e Maria de Lourdes Tavares Soares com ilustrações de Manuela Bacelar, resultou da conjunção de dois objetivos: ler outras realidades culturais e dialogar sobre a importância de respeitar os Direitos Humanos em etnias ou povos que vivem situações de opressão e falta de liberdades civis.

Ao longo da história, as narrativas tradicionais têm servido como uma ponte entre culturas, transmitindo valores, opiniões e conhecimentos. Os contos são uma forma poderosa de refletirmos sobre temas que são fundamentais para a nossa convivência em sociedade, como a justiça, a igualdade e o respeito pelas diferenças.

Os Direitos Humanos são um conjunto de garantias essenciais que todos nós, como seres humanos, temos, independentemente de nossa origem, cultura, religião ou condição social. São eles que garantem que todos vivam com dignidade, liberdade e igualdade.

Durante a leitura dos contos, identificámos situações e personagens que enfrentam dilemas morais e desafios relacionados com valores como a liberdade, a justiça, a solidariedade e o respeito pelo outro, bem como situações, na atualidade, de violação dos Direitos Humanos.






Avaliação:



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Jogos de tabuleiro - um sucesso

Com uma média de 35 utilizações por dia, os jogos de tabuleiro têm sido um sucesso. Uma das mais recentes iniciativas da biblioteca tem sido a criação de um espaço dedicado aos jogos de tabuleiro, que tem registado um enorme sucesso. Este espaço oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver competências como o pensamento estratégico, a colaboração e a resolução de problemas. Os jogos de tabuleiro têm atraído um grande número de alunos, tornando-se um ponto de encontro para momentos de convívio e aprendizagem informal. 

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

A Vida no Céu de José Eduardo Agualusa

  A vida no Céu, um romance de José Eduardo Agualusa que nos obriga a refletir sobre as questões da sustentabilidade, tem como subtítulo “Romance para Jovens e Outros Sonhadores”. A ação localiza-se num futuro não datado, 30 anos depois do grande dilúvio que submergiu os pontos mais elevados da Terra. A vida sobre as águas tornou-se insustentável, devido à temperatura e à toxicidade dos mares. Os sobreviventes vivem nas nuvens, no céu, em grandes ou pequenos aglomerados populacionais. Há dirigíveis enormes, com nomes como Xangai, New York e São Paulo; as famílias mais pobres, sem meios para comprar apartamentos nessas cidades flutuantes, construíram balões, muitos deles rudimentares. Depois da apresentação e análise desta obra, terminaremos com uma atividade interativa, envolvendo todos os participantes na sessão. A atividade foi um sucesso. Muito formativa e interativa.