Avançar para o conteúdo principal

MIBE | Leituras dialogadas

 A partir de contos com origem em várias partes do mundo foram dinamizadas sessões de "Leituras dialogadas", com alunos de turmas dos 7º e 8º anos.

A escolha do livro, Histórias de Longe e de Perto de Maria Odete Tavares Tojal e Maria de Lourdes Tavares Soares com ilustrações de Manuela Bacelar, resultou da conjunção de dois objetivos: ler outras realidades culturais e dialogar sobre a importância de respeitar os Direitos Humanos em etnias ou povos que vivem situações de opressão e falta de liberdades civis.

Ao longo da história, as narrativas tradicionais têm servido como uma ponte entre culturas, transmitindo valores, opiniões e conhecimentos. Os contos são uma forma poderosa de refletirmos sobre temas que são fundamentais para a nossa convivência em sociedade, como a justiça, a igualdade e o respeito pelas diferenças.

Os Direitos Humanos são um conjunto de garantias essenciais que todos nós, como seres humanos, temos, independentemente de nossa origem, cultura, religião ou condição social. São eles que garantem que todos vivam com dignidade, liberdade e igualdade.

Durante a leitura dos contos, identificámos situações e personagens que enfrentam dilemas morais e desafios relacionados com valores como a liberdade, a justiça, a solidariedade e o respeito pelo outro, bem como situações, na atualidade, de violação dos Direitos Humanos.






Avaliação:



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E

Jogos de tabuleiro - um sucesso

Com uma média de 35 utilizações por dia, os jogos de tabuleiro têm sido um sucesso. Uma das mais recentes iniciativas da biblioteca tem sido a criação de um espaço dedicado aos jogos de tabuleiro, que tem registado um enorme sucesso. Este espaço oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver competências como o pensamento estratégico, a colaboração e a resolução de problemas. Os jogos de tabuleiro têm atraído um grande número de alunos, tornando-se um ponto de encontro para momentos de convívio e aprendizagem informal. 

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

  A Maratona de Cartas é o maior evento de direitos humanos organizado pela Amnistia Internacional em todo o mundo. Nos últimos meses de cada ano, mobilizamos milhões de pessoas para que atuem em defesa de pessoas e comunidades que veem os seus direitos humanos violados. Após a divulgação dos casos, milhões de pessoas aceitam fazer frente à injustiça e contribuir para um mundo mais justo: assinam petições, escrevem cartas, organizam eventos, partilham informação nas redes sociais, fazem donativos e juntam-se ao nosso movimento. A 23ª edição da Maratona de Cartas decorre em Portugal de 4 de novembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025. Os casos Uma corajosa defensora dos direitos das mulheres, Manahel al-Otaibi , está a cumprir uma pena de 11 anos de prisão na Arábia Saudita. Um tribunal para crimes de “terrorismo” aplicou-lhe uma pena incrivelmente severa apenas por promover os direitos das mulheres e por fazer publicações nas redes sociais. Qual é o problema?   Manahel ...